mar 29, 2024

mar 29, 2024

Quinteto Caxangá se apresenta no cineteatro do Sindmepa

Na próxima quarta-feira, 19, é a vez do quinteto Caxangá subir ao palco do cineteatro do Sindmepa pelo projeto Quartas Musicais. O quinteto tem um repertório de música instrumental, com um misto de ritmos brasileiros, valorizando grandes nomes da música nacional e paraense, bem como composições autorais. Entre eles, estão Luiz Gonzaga, Pixinguinha, Sivuca, Hermeto Pascoal, Waldir Azevedo, Dominguinhos, Severino Araújo, além dos paraenses Jacinto Kawage, Luiz Pardal, Cizinho, Adamor do Bandolim, José Maria Bezerra, além de composições dos integrantes do grupo.

Em 2017, o grupo foi premiado no edital Pauta Livre da Fundação Cultural do Pará, e apresentou no teatro Margarida Schivasappa o show intitulado “Forró Brasil”. Teve como convidados especiais as cantoras Nanna Reis, Natália Matos, e o multi instrumentista Diego Xavier. A montagem foi apresentada em espaços culturais de Belém, tendo passado pelo Espaço Cultural Apoena, Ouriço, Parque dos Igarapés, Ná Figueredo (Núcleo Conexões), Sesc Boulevard, Sesc Castanhal, Casa do Fauno, sempre com convidados especiais: Juliana Sinimbu, Olivar Barreto, Rosa Cor, Cissa de Luna, Thalia Sarmanho, Zara, Camila Honda.

Em setembro do ano passado, participou do festival Outros Nativos, uma mostra competitiva de música autoral, sendo o único grupo representante da música instrumental. Concorreram no festival com a música “Sol do Marajó”, uma parceria de Victor Slayer e Camila Alves. Recentemente o grupo teve o projeto de gravação de seu primeiro EP aprovado no edital de Produção e Difusão da Fundação Cultural do Pará. Gravou cinco faixas, autorais e de compositores paraenses.

A palavra Caxangá é ainda um vocábulo de origem e significado não confirmado com exatidão. Ao adotar este nome, o Quinteto faz referência às tradicionais brincadeiras de rodas infantis. A alusão veio da forma descontraída como os ensaios e apresentações do grupo acontecem, em roda ou semicírculo. Atualmente o quinteto é formado por João Marcos Palheta (clarinete), Sara Moraes (violino), Camila Alves (violão 7 cordas), Igor Sampaio (cavaco) e Tomas Menezes (pandeiro). O espetáculo é às 19h30, com entrada gratuita.

Serviço:

Quinteto Caxangá