Sindmepa Informa – 02.02.2020

QUARTAS MUSICAIS

“Kamaleonik”, com Rafael Guerreiro e trio, é o nome do show programado para a próxima quarta musical do cineteatro do Sindmepa. Para esse show, Guerreiro prioriza uma sonoridade mais acústica, onde o protagonismo do violão se desenvolve na sólida base rítmica da percuteria e baixo, ora cantando as melodias ou dividindo os solos com o saxofone. O show traz ainda arranjos especiais de “Foi boto sinhá” do maestro Waldemar Henrique e do samba jazz de João Bosco “Bala com bala”.

MEDÍOCRE

Um salário medíocre está sendo oferecido aos Médicos que passarem no PSS do Hospital Ophir Loyola. São 36 vagas com salários de R$ 1.858,41 para uma carga horária de 6 horas diárias, totalizando 30 horas semanais de trabalho. Isso sem falar que o médico ainda é obrigado a participar das atividades de ensino e pesquisa e, principalmente, preceptoria de residência médica, o que é inviável com tal salário. O salário base da categoria médica para 2020 foi fixado em R$ 15.274,34 para 20 horas semanais de trabalho. Não recomendamos a participação da categoria nesse processo.

NOVOS MÉDICOS

O Sindmepa participou da cerimônia de entrega de carteiras do CRM a 80 novos médicos formados pelo Universidade Federal do Pará, que concluíram o curso no final do ano passado. Recebemos os novos colegas com um abraço fraterno e participamos da cerimônia para informá-los sobre como o Sindicato atua e como pode ajudá-los a vencer os desafios da nova etapa profissional. Sejam bem-vindos, colegas.

ESCALPELAMENTOS

Participamos esta semana da primeira reunião do ano da Comissão Estadual de Combate aos Acidentes com Escalpelamento, quando várias medidas foram aprovadas para conter o avanço desmedido do número de acidentes que aconteceram no ano passado, um total de 13 acidentes, quase o dobro do registrado em 2018. A Marinha vai intensificar a campanha de cobertura do eixo das embarcações e também será intensificada a campanha de educação nas escolas. Achamos que a situação só vai melhorar quando houver punição aos donos de embarcações que se envolvam nesses acidentes.

MORTALIDADE

A redução da mortalidade materna é um desafio ao atual governo do Pará. Há muito que os números só crescem sem que haja uma política incisiva para baixar os índices que colocaram o estado como o campeão nas estatísticas de mortalidade materna. 70 mulheres para cada bebê nascido vivo morreram em 2019. Para tentar reduzir os números, a Sespa lançou o “Pacto pela Redução da Mortalidade Materna”, com o cofinancimento estadual para a Atenção Primária em Saúde (APS), com metas a serem cumpridas pelo estado e municípios. Torcemos para que dê certo.

CINEMA

Elefante branco, de Pablo Trapero, é o filme que abre a programação de fevereiro do cineteatro do Sindmepa. O drama argentino retrata a vida em uma favela da periferia de Buenos Aires e como os padres Julian e Nicolás e a assistente social Luciana lutam para melhorar as condições de vida dos seus moradores entrando em conflito com os interesses do governo, do tráfico e da própria Igreja. É às 19h, com entrada franca.