sáb

jul 27, 2024

Sindmepa Informa – 16.02.2020

SANTARÉM

O Sindmepa está protocolando junto à Prefeitura e ao MPE de Santarém pedido de suspensão e recolhimento do Edital número 001/2020, de convocação de pessoas jurídicas para atuar nas diversas esferas de especialidades médicas do município. A crise envolvendo médicos e a Prefeitura começou com a decisão da gestão de exonerar os médicos contratados para recontratá-los como pessoa jurídica, uma forma de fraudar direitos trabalhistas. Mesmo com a intermediação do MPE parece que essa questão ainda está longe de chegar a um consenso. O Sindmepa aguarda reunião com o gestor para se tentar encontrar uma saída para os problemas.

JALECO

O Sindmepa, representado pelo diretor Waldir Cardoso, teve a honra de estar presente e compor a mesa da Cerimônia do Jaleco da UEPA. A cerimônia é organizada pelo Centro Acadêmico de Medicina José Arrais e marca simbolicamente a entrada dos calouros no curso de medicina. O diretor falou do Sindicato, convidou os novos acadêmicos a se associar e estar presentes na Calourada do Sindmepa, que vai acontecer no dia 07 de março.

RETORNO

É grande a expectativa em torno da reinauguração do atendimento no PSM do Guamá, prevista para o dia 20 deste mês. Apesar de não estar completamente equipado e necessitar de algumas adaptações para a prática médica, espera-se que o hospital alivie a pressão do PSM da 14, que aumenta nesse período de carnaval. Aliás, vale fazer o registro do fechamento da UPA da Terra Firme, algo inadmissível, em pleno período de carnaval. Com a palavra, a PMB.

PROMESSA QUEBRADA

Funcionários da Santa Casa reuniram-se na porta do hospital na manhã da última sexta feira para protestar contra a anunciada terceirização de alguns serviços da Fundação. Seria o início da futura terceirização do anexo hospitalar Almir Gabriel, segundo comenta-se nos corredores do hospital. Lembramos que em visita ao Sindmepa quando assumiu o cargo, o secretário Beltrame negou que houvesse intenção do atual governo em terceirizar a centenária Santa Casa.

QUINTETO CAXANGÁ

Na próxima quarta-feira, 19, o Quinteto Caxangá se apresenta no palco do cineteatro do Sindmepa pelo projeto Quartas Musicais. Esse é o quarto grupo a se apresentar no espaço desde janeiro, quando o Sindmepa abriu a pauta do cineteatro para a área musical, sob a coordenação do professor de música da UFPA, José Maria Bezerra. Até então só o cinema vinha movimentando a sala de forma sistemática, com sessões sempre às terças-feiras. As quartas musicais acontecem quinzenalmente trazendo grupos locais pouco conhecidos do grande público. O show do Caxangá será às 19h30, com entrada franca.

CINEMA

Coringa, com Joaquim Phoenix, o grande ganhador do Oscar de melhor ator este ano, estará no cineteatro do Sindmepa na próxima terça. A omissão do estado frente às patologias sociais é um dos aspectos abordados no filme que ganhou também a estatueta pela melhor trilha sonora original. A sessão é no horário de sempre, às 19h, com entrada gratuita.