Posição do Sindmepa sobre a convocação de estudantes de medicina e enfermagem para trabalhar no combate ao corona vírus

O Sindicato dos Médicos do Pará e sua Diretoria Colegiada, surpreendidos com o convite inusitado da Prefeitura de Belém aos estudantes de último ano de medicina e enfermagem, para aderirem, de forma voluntária, ao combate ao Corona Vírus, vêm publicamente desaconselhar e desestimular essa adesão.
Além do aspecto ilegal para o exercício da profissão, sem a titulação definitiva, a Prefeitura coloca em risco todos os que aderirem a este chamado, bem como as famílias destas pessoas, uma vez que não terão capacidade técnica plena para o exercício da prevenção. Além dos riscos inerentes, não bastasse isso, a Prefeitura segue, com o convite, no caminho inverso das orientações do Ministério da Saúde e Secretarias de Saúde do Estado e do próprio Município, para que pessoas não capacitadas integralmente para a assistência e o combate ao Corona Vírus, mantenham isolamento social, a fim de evitar a disseminação.
Por fim, considerando que precisamos do máximo de profissionais disponíveis e que estamos diante de uma calamidade pública declarada, condição que permite o uso de verbas públicas para situações de Urgência e Emergência, como é o caso, sugerimos à Prefeitura, valer-se disso para contratar, de forma remunerada, médicos e enfermeiros formados, que possam, de forma responsável e legal, exercer a assistência a pacientes e ajudar a combater essa pandemia.

Diretoria Colegiada