Carta de Porto Alegre – 04.03.2020

ENCONTRO INTERNACIONAL DE SINDICATOS MÉDICOS DO CONE SUL

CARTA DE PORTO ALEGRE

As grandes mudanças no mundo do trabalho, decorrentes da terceira revolução industrial, atingem o exercício profissional médico em todo o mundo. Esta realidade e a necessidade de defender a qualidade do trabalho médico levaram à iniciativa, por parte do Sindicato Médico da Alemanha, da realização das Conferências Internacionais de Sindicatos Médicos.

Estas Conferências Internacionais demonstraram a importância da troca de informações entre os sindicatos médicos, ao mesmo tempo em que explicitaram que os problemas enfrentados por nossas entidades têm muita semelhança, apesar da diferença econômica e de desenvolvimento dos diversos países do Ocidente.

Neste sentido, a 4a Conferência Internacional de Sindicatos Médicos, realizada em La Plata, na Argentina, em 2019, deliberou pela conformação de comissões de trabalho nos diversos países para levantar dados em termos da saúde ocupacional dos médicos; elencar as diversas formas e instrumentos de luta utilizados em seu trabalho sindical e; a base jurídica de cada país que embasam as negociações coletivas. A compilação destas informações e dados serão apresentados na 5a Conferência Internacional de Sindicatos Médicos, a ser realizada na Espanha, em novembro deste ano.

A participação dos sindicatos médicos do Uruguai e Argentina nestas conferências demonstrou a necessidade de ampliar, fortalecer e organizar a participação de sindicatos médicos da América Latina nestes eventos. Assim, trazem aos sindicatos médicos do Brasil a proposta de participar na construção de uma organização sindical continental que articule a troca de informações e a participação das entidades sindicais médicas da América Latina nas Conferências Internacionais. Tal organização não terá a função de representação médica, mas, tão somente, caráter organizativo, visando ao intercâmbio de informações e ao fortalecimento da atuação dos sindicatos de base, além de apoiá-los no que for possível.

Nesta data, reunidos em Porto Alegre, demos início à participação do Brasil e, neste esforço de organização, nos comprometemos a levantar dados e a alimentar a plataforma de análise comparativa em construção, aqui apresentada pelo Sindicato Médico do Uruguai.

Os sindicatos médicos brasileiros presentes, abaixo nominados, apoiam a iniciativa e se dispõem a contribuir na sua consecução.

Porto Alegre, 4 de março de 2020.

Assinam a carta os Sindicatos Médicos e as Federações:

SINDICATO MÉDICO DO RIO GRANDE DO SUL

SINDICATO MÉDICO DO PARÁ