Unindo-se ao esforço coletivo de enfrentamento do corona vírus, o Sindicato dos Médicos do Pará informa que irá suspender a programação cultural do cineteatro – sessões de cinema de terças-feiras e as Quartas musicais – por tempo indeterminado. Informamos também que estarão suspensas as reuniões de ligas estudantis programadas para o mês de março em nossos auditórios.
Agradecemos pela compreensão e solicitamos que a população observe as recomendações dos especialistas da área e mantenha o distanciamento social, evitando participar de festas, bailes, eventos com aglomeração, cumprimentos com abraços e aperto de mão e observe o distanciamento de pelo menos um metro e meio de cada pessoa.
O distanciamento social é fundamental neste momento, porque muitas pessoas que se sentem sãs vão continuar circulando e, sem saber, levando o vírus para outras que podem ter pessoas de risco à sua volta. Em 80% dos casos, as pessoas não terão sintomas, mas os outros 20% vão superlotar as unidades de saúde. E não haverá lugar e equipamentos para todos. Ou seja, muitas mortes evitáveis poderão ocorrer, como na Itália e em outros países.
Mas aqui ainda podemos evitar. Para desacelerar o vírus, precisamos agir como se já o tivéssemos contraído. Evitando transportes públicos, o escritório e até mesmo pequenos encontros sociais. Assim, reduzimos as chances de sermos contaminados e de espalhar a doença. Só assim podemos frear o avanço do vírus. Se uma boa parcela da sociedade fizer isso o vírus ainda vai se espalhar, mas muito mais lentamente. Muitas pessoas ainda serão contaminadas, mas com menos casos severos. Chegando aos hospitais diariamente, mas nunca sobrecarregando o sistema. A diferença não é se você vai pegar o coronavírus, mas quando vai pegar. Esta pode ser a diferença entre a vida e a morte talvez para alguém que você conhece. Mas temos que agir agora. Os médicos já estão fazendo a sua parte, colocando-se na linha de frente dessa batalha. Faça você também a sua parte. Fique em casa.