Novos estudantes passam a engrossar Acadêmico Aspirante

Na noite desta quarta-feira, 12, o Sindmepa entregou mais um bloco de carteiras do projeto Acadêmico Aspirante. Vinte estudantes de medicina compareceram ao evento para receber a carteirinha das mãos do coordenador do Núcleo Acadêmico do Sindmepa, Gabriel Novais, e do próprio diretor do Sindmepa, Waldir Cardoso.

O projeto Acadêmico Aspirante é uma forma de manter o sindicato mais próximo de acadêmicos de medicina e preparar novas lideranças para assumir as lutas da categoria. Quem se associa ao projeto torna-se apto a uma série de benefícios. Além de descontos em cursos de línguas e especializações, de serviços diversos, os acadêmicos associados também passam a ter direito a consultas jurídicas gratuitas e descontos em plano odontológico, entre outras vantagens.

O coordenador do Núcleo Acadêmico fez a abertura do evento explicando aos estudantes presentes a dinâmica do Núcleo e do projeto, além de informar sobre o funcionamento do Sindmepa. “O Núcleo acadêmico tem assento na reunião de diretoria do Sindmepa e podemos trazer as demandas dos acadêmicos para eles, propondo e ouvindo soluções para os problemas que são trazidos”, disse. Gabriel também destacou que o sindicato dos médicos funciona com um sistema de diretoria colegiada: “O voto de todos os diretores tem o mesmo peso”, explicou.

Waldir Cardoso reforçou que o Sindmepa valoriza a aproximação e demandas dos acadêmicos buscando a renovação de lideranças para o movimento sindical médico. “Precisamos passar o bastão”, ressaltou, referindo-se à ideia de passar às novas gerações a responsabilidade de tocar a entidade sindical.

VIDA ACADÊMICA

A acadêmica Brenda Bentes veio receber a carteirinha de acadêmico aspirante acompanhada da mãe, a gestora de empresas, Marta Bentes. Estudante do segundo semestre da UFPA, disse que acha o projeto “muito importante para unir os estudantes e para começarem a ter um pensamento mais corporativista desde a vida acadêmica”. A mãe de Brenda concordou que o projeto é importante e disse que considera fundamental a presença dos pais no apoio à caminhada dos filhos.

João Vítor também veio acompanhado da mãe, Socorro Filgueiras e disse que acha o projeto uma forma muito boa de associar o estudante ao sindicato, já nos primeiros anos da faculdade. “É muito importante para estreitar relações tanto na área acadêmica, quanto junto aos profissionais já formados”.

BRILHANTE

Para Mateus Valente, outro acadêmico que recebeu a carteirinha, o projeto “foi uma das grandes ideias entre as muitas que o Sindmepa já teve, porque não tem forma melhor de alcançar os médicos do que alcançar eles desde a sua formação”. Aluno do 7º semestre da Uepa, Mateus disse que há tempos acompanha o perfil do sindicato e considera que “o trabalho que o Sindmepa desenvolve em favor dos médicos é brilhante”.

Veja mais fotos aqui: http://sindmepa.org.br/2020/03/entrega-de-carteiras-academico-aspirante-12-03-2020/