ter

mar 19, 2024

Sindmepa Informa – 08.03.2020

CONE SUL

Um momento inédito realizado na cidade de Porto Alegre na última quarta-feira (4) reuniu médicos do Brasil e do vizinho Uruguai durante o Encontro Internacional de Sindicatos Médicos do Cone Sul. A articulação liderada no Brasil pelo diretor do Sindmepa, Waldir Cardoso, representa o início da organização de médicos do continente. No final do encontro foi aprovada a Carta de Porto Alegre, que manifesta a intenção dos sindicatos presentes de participar de todo o processo de construção da União dos Sindicatos e Grêmios Médicos da América Latina e estar presentes nas Conferências Internacionais de Sindicatos Médicos.

CAMPANHA

A campanha de filiação 2020 para novos associados do Sindmepa já está em curso e vai até o dia 30 deste mês. Ou seja, quem se associar até essa data pode ingressar no plano de saúde Unimed sem carência, dispondo de todos os direitos que os usuários mais antigos do plano já alcançaram. Isso sem falar no desconto de até 55% que o associado tem. Vale ainda lembrar que nossos associados têm assessoramento jurídico de graça e uma ampla rede de parceiros que oferecem descontos em diversos serviços e cursos. Já somos mais de 2.500 membros. Junte-se a nós.

UEPA

Esta semana uma manifestação de estudantes de medicina da Uepa trouxe à tona as reais condições de funcionamento do curso. Falta de professores, falta de ambulatório e ainda a dificuldade de acesso à Policlínica para realização de atividades práticas foram denunciadas pelos estudantes que buscam melhores condições de ensino. O Sindmepa e o seu Núcleo Acadêmico manifestaram apoio aos estudantes e esperam que o estado apresente soluções imediatas para os problemas. O curso de medicina da Uepa não pode fechar.

FADO

Uma rara apresentação de Fado será a pauta da quarta musical na próxima quarta-feira,11, no cineteatro do Sindmepa. A cantora Lorena Monteiro apresenta o show Lorena Monteiro Canta Fados, acompanhada pelo compositor e violonista paraense, Diego Santos. Lorena é cantora, compositora, intérprete, artesã, professora técnica em canto popular formada pela Escola de Música da UFPA e graduanda de pedagogia. O show de quarta promete.

REVALIDA

O Congresso Nacional manteve na última quarta-feira (4) o veto presidencial à Lei nº 13.959/19, que institui o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida). Atendendo ao pleito do Conselho Federal de Medicina (CFM) o Congresso Nacional manteve o veto do presidente à realização do processo de revalidação por faculdades de medicina privadas. As entidades médicas nacionais se posicionaram contrárias à realização do Revalida por faculdades privadas com receio de que o processo pudesse se transformar em um “balcão de negócios”. Felizmente, prevaleceu o bom senso.

CINEMA

Cabo do Medo (1961), de J. Lee Thompson, é a atração de terça do cineteatro do Sindmepa. Após cumprir pena, Max Cady (Robert Mitchum), um perigoso psicopata, pretende se vingar de Sam Bowden (Gregory Peck), um advogado que testemunhou decisivamente para a sua condenação. Extremamente frio e calculista, ele planeja se vingar do advogado e sua família. A sessão é às 19h, com entrada franca.