ter

mar 19, 2024

Sindmepa Informa – 22.03.2020

SUSPENSOS

Unindo-se ao esforço coletivo de enfrentamento do corona vírus, a Diretoria Colegiada do Sindmepa decidiu suspender a programação cultural do cineteatro (sessões de cinema de terças-feiras) e as Quartas musicais – por tempo indeterminado. Também estão suspensas as reuniões de ligas estudantis programadas para o mês de março em nossos auditórios. O Sindmepa recomenda à população que mantenha o distanciamento social, evitando festas, bailes, eventos com aglomeração, cumprimentos com abraços e aperto de mão e mantenha o distanciamento de pelo menos um metro e meio de cada pessoa, quando for imprescindível a realização de atividades em espaços públicos.

ATENDIMENTO VIRTUAL

Em mais uma ação para evitar aglomerações e juntar-se às iniciativas para inibir o avanço do corona vírus, o Sindmepa está disponibilizando aos médicos o atendimento através de videoconferência nos setores jurídico, plano de saúde, secretaria e recepção, a partir de segunda feira, 23. Para obter o serviço, o médico deve fazer contato pelo whatsapp (91) 98895-3102 e (91) 3224-3096, em horário comercial. O setor solicitado pode atender na hora (se estiver disponível) ou agendar o horário, usando a ferramenta virtual. O pessoal do atendimento vai explicar os detalhes do procedimento no primeiro contato.

LEITOS

Diante da informação do governo do Estado de que o Pará dispõe de 23 leitos de UTI para o atendimento a possíveis casos severos de Covid 19, seria providencial que o governo federal enviasse recursos para reativar leitos inativos do Hospital Universitário Barros Barreto, que dispõe de um andar inteiro desativado há anos. O Barros Barreto, que é referência no tratamento de doenças contagiosas, dispõe de local para receber suspeitos para diagnóstico e isolamento se necessário, mas não tem leitos para internação.

SANTA CASA

Membros da diretoria do Sindmepa reuníram-se esta semana com a presidência da Santa Casa em busca de esclarecimentos sobre o processo de terceirização de setores do hospital. Sobre a situação dos dez médicos concursados da Santa que exercem funções em setores com serviços terceirizados, o presidente da instituição garantiu que nenhum servidor efetivo será cedido a outro órgão ou sofrerá desvio de função. E concordou em manter um canal de diálogo constante com o sindicato.

AUDIÊNCIAS

O Sindmepa vai solicitar às Secretarias de Saúde do Estado e do município de Belém o afastamento do trabalho de todos os médicos com 60 anos ou mais, que estejam no grupo de risco para a Covid 19. A solicitação faz parte da pauta de audiências que estão sendo solicitadas pelo Sindmepa às Secretarias. O Sindicato se coloca à disposição para contribuir com as autoridades de saúde no que for necessário para o enfrentamento da doença, e quer saber das medidas de proteção que estão sendo tomadas para os médicos e demais trabalhadores de saúde nos diversos locais de trabalho, a fim de que possam exercer seu ofício com o máximo de segurança.

PARAGOMINAS

Médicos do Hospital Regional de Paragominas, gerido por OS solicitam ao Sindmepa gestão junto às autoridades sanitárias do Estado para que sejam reduzidos os atendimentos ambulatoriais e de cirurgia eletivas naquele hospital, em função da necessidade de planejamento e reservas de leitos de UTI e de enfermaria para os possíveis casos de Covid-19. O Sindmepa está tomando providências.