seg

mar 4, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

seg

mar 4, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

MPT recomenda correções de irregularidades em Hospital de Campanha de Santarém

Por conta de diversas irregularidades apontadas pela delegacia sindical do Sindmepa, Sindicatos dos Enfermeiros e outras entidades representativas de profissionais da saúde de Santarém, após visita técnica ao Hospital de Campanha instalado no município, o Ministério Público do Trabalho editou Recomendação para que o governo do estado observe o cumprimento de Normas Regulamentares.

Na visita técnica feita pelos delegados sindicais no último dia 21, entre outras irregularidades, foram apontadas: falta de EPIs suficientes; ausência de serviços especializados de segurança e medicina do trabalho; ausência de requisitos técnicos mínimos para segurança e conforto para os que trabalham; insuficiência de resistência ao fogo e isolamento térmico; ausência de fluxos e de capacitação de trabalhadores; falta de definição sobre segregação, acondicionamento e transporte dos resíduos.

Na Recomendação emitida pelo MPT estão itens como: Constituir e manter serviços especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho; Equipamentos de Proteção individual e NR 32, segurança e saúde no Trabalho em serviços de saúde; manter equipamentos de proteção individual descartáveis ou não à disposição dos trabalhadores em número suficiente, em todos os postos de trabalho, de forma a garantir o imediato fornecimento ou reposição tão logo surja a necessidade.

Na área de Edificações, observar os requisitos técnicos mínimos para garantir segurança e conforto aos trabalhadores do hospital de campanha; garantir que as partes externas observem normas relativas à resistência ao fogo, isolamento térmico, resistência estrutural e impermeabilidade; dispor o estabelecimento de saídas de incêndio suficiente e dispostas de forma que os que se encontram nos seus ambientes possam abandoná-lo com rapidez e segurança em caso de emergência.

Usar cores no ambiente de trabalho para identificar equipamentos de segurança, delimitar áreas, identificar tubulações empregadas para a condução de líquidos e gases e advertir contra riscos; providenciar recipientes e meios de transporte adequados para materiais infectantes, fluidos e tecidos orgânicos. Garantir capacitação dos trabalhadores antes do início das atividades e de forma continuada devendo ser ministrada por profissionais de saúde familiarizados com os riscos inerentes aos agentes biológicos.

A recomendação do MPT é assinada pela promotora Amanda Fanini e inclui 14 itens. O MPT fixou 48 horas para que o governo do estado observe e comprove o cumprimento das normas. O MPT pede ao CRM que faça a fiscalização, indicando o cumprimento das recomendações feitas pelo órgão ministerial. O CRM terá apoio de várias instituições na reavaliação do espaço do Hospital de Campanha.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que