Sindmepa Informa – 19.04.2020

SYNDI

Mesmo em tempos de crise o Sindmepa trabalha para melhorar a vida dos seus associados. Depois de oferecer atendimento on line de vários serviços para evitar aglomeração de pessoas em nossa sede, em breve vamos lançar nosso atendimento via chat. Nossa robot atendente virtual, Syndi, está sendo treinada para dar informações sobre boletos, agendamentos de assessoria jurídica, comunicação, plano de saúde, anuidades e muitas outras demandas de fácil solução. Seremos o primeiro sindicato a oferecer esse tipo de atendimento no País. Juntos somos mais fortes.

HOSPITAL SEM MÉDICOS?

Curioso o edital de seleção de profissionais de saúde para atuar no hospital de campanha de Santarém. A OS que gerencia o hospital lançou edital para contratar mais de 200 profissionais, de enfermeiros a maqueiros, mas nenhum médico. Queremos entender esse processo e já enviamos ofício à Secretaria de Saúde com pedido de esclarecimentos. Fica no ar a pergunta: não teremos médicos para atender as vítimas da Covid 19 no hospital?

PESAR

Foi com grande pesar que registramos esta semana a primeira baixa para a Covid 19. Colega de Parauapebas de 48 anos contraiu a doença e veio a óbito na quinta-feira. Lá não há queixa de falta de EPIs. Pelo contrário, sabe-se que a Prefeitura importou até macacões de proteção da China. Se lá houve morte, deus guarde nossos colegas de Belém, onde nem máscara suficiente temos.

RECURSO

E por falar em Belém, a Prefeitura recorreu da decisão do juízo que garantiu o afastamento da linha de frente do combate à Covid 19 aos médicos com mais de 60 anos e em situação de risco para a doença. Acham que não é dado ao médico o direito de preservar a própria vida. Em nosso entendimento todo trabalhador de risco deve se manter no isolamento, sem exceção. Recomendamos que os médicos nessa situação não retornem ao trabalho porque não há garantias de EPI para todos E já recorremos da decisão.

REPÚDIO

É inadmissível a agressão de profissionais no exercício de suas funções. Especialmente quando se trata de profissionais da saúde que estão arriscando suas vidas para tratar de pessoas doentes. Por isso, repudiamos a agressão sofrida pelo médico Jedson Pinheiro no atendimento a uma vítima da Covid 19 que veio a óbito em uma UPA de Belém. Além de agredido verbalmente por familiares da vítima, teve sua máscara arrancada ficando exposto à ação de agentes biológicos. Além de acompanhar o procedimento iniciado pelo Médico junto à Polícia Civil do Estado adotamos medidas civis para responsabilizar os culpados pela agressão.

SANTA CASA

A Santa Casa de Misericordia do Pará voltará a ser acionada pelo Ministério Público do Trabalho para fazer ajustes na forma de entrega de EPIs para os seus servidores. Em reunião convocada pelo MPT com a presença do Sindmepa e Sindisaúde, constatou-se algumas falhas de fluxo e de gestão na entrega e manutenção dos Equipamentos de Proteção Individual, inclusive, esterilização de material de uso continuado.