Sindmepa Informa – 17.05.2020

SEGURO GARANTIDO

A partir deste mês de maio todos os médicos associados quites e os novos que se associarem ao Sindmepa terão um seguro de vida gratuito, sem prazo de carência, pela Mongeral Aegon (MAG). Uma das vantagens da parceria é que favorece a entrada de médicos com idade até 70 anos e, no início da vigência do contrato, não haverá limite de idade para ingressar no seguro. Este é mais um serviço que o Sindmepa coloca à disposição dos associados, visando reduzir os danos provocados à categoria nessa pandemia de coronavírus.

PERDAS

Foi com enorme pesar que constatamos na última sexta-feira que o número de médicos do Pará mortos pela pandemia da covid-19 chegou a 27, sendo dois na própria sexta. Cumprimos nosso papel de registrar as mortes e nosso pesar pela perda desses colegas tão queridos para as famílias e amigos e tão importantes para a sociedade em geral, em um momento de extrema calamidade na saúde pública. Mas não devemos permitir que se tornem apenas números, estatísticas de um cenário tão triste. Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para preservar sua memória e a importância que tiveram para a saúde pública paraense.

SUSPENSÃO

O Sindmepa tem recebido acordo individual de suspensão temporária de contrato de trabalho de médicos e submeteu o assunto à assessoria jurídica, tendo como retorno a posição que tornamos pública em nosso site. Em síntese, embora consideremos claramente inconstitucionais posições que admitam redução de jornada de trabalho e salários, por ora, vamos acatar o posicionamento adotado pelo Pleno do Supremo Tribunal Federal na ADI nº 6363, que admite flexibilizações. Mais detalhes podem ser consultados em  https://bit.ly/3dBGAM2.

VITÓRIA

Assim como divulgamos as perdas de médicos queridos para a Covid 19, decidimos divulgar também em nosso site a partir desta semana, as vitórias daqueles que pegaram a doença e conseguiram se curar. É uma forma de aliviar os corações e trazer esperança para os que estão doentes. A primeira a falar sobre a experiência foi a infectologista Helena Brígido, que esteve internada e nesta semana já se prepara para retornar à frente de batalha. Para conferir a entrevista da dra. Helena, é só acessar: https://bit.ly/2Z7JSTt

ACORDO

Um acordo firmado com a intermediação do Sindmepa e do Ministério Público do Estado (MPE) permite a contratação temporária, pelo município de Belém, de médicos para atuar durante a pandemia com valores acima do teto constitucional. O Termo de Ajustamento de Gestão foi firmado entre Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Ministério Público de Contas dos Municípios do Pará, município de Belém e Sesma, com a interveniência do MPE e Sindmepa. Agora, o município deve formalizar a contratação de médicos que já estão trabalhando sem contrato de trabalho, além de efetivar outras contratações de médicos para as Upas, Unidades Municipais de Saúde e hospitais de urgência e emergência.