mar 29, 2024

mar 29, 2024

Sindmepa inova e recorre à inteligência artificial para facilitar atendimento ao médico

O Sindmepa lança hoje um novo conceito em atendimento para os médicos do Pará. Trata-se da assistente virtual Syndi, cujo nome é uma homenagem à própria organização que a criou e remete à grafia antiga do sindicato médico do Pará.

Syndi é um chatbot com inteligência artificial criado para atender virtualmente as demandas de centenas de médicos que, diariamente, procuram o Sindicato para tirar dúvidas sobre sindicalização, boleto de pagamento de anuidade, plano de saúde, seguro de vida ou de bens, ações jurídicas, ações trabalhistas, cursos, entre outras necessidades.

Em tempos de pandemia, uma ferramenta que se mostra fundamental para evitar aglomerações e consequentes contágios. Com o auxílio da assistente, o público não precisará mais ir à sede do sindicato para resolver pequenos problemas do dia a dia. Bastará acessar o chatbot, hospedado no site da instituição, para tirar dúvidas, agendar consultas jurídicas, solicitar 2ª via de boletos de planos de saúde, procurar cursos de atualização, declarações de recolhimentos para o Imposto de renda, entre outros.

Além de atendimento 24h, a assistente virtual interage com a rede de outros parceiros, podendo remeter o médico a sites, endereços e uma série de serviços que têm parceria com o Sindmepa e valores diferenciados para médicos.

Treinada para responder a mais de 1000 perguntas, a assistente utiliza inteligência artificial para acumular conhecimento e ampliar seu vocabulário à medida em que novos questionamentos forem surgindo.

HUMANIZADO

“Tentamos sempre com nossos robôs criar um diálogo humanizado, permitindo que a pessoa se sinta mais à vontade, como se estivesse, de fato, conversando com um humano”, explica Adozindo Neto, dono da Robot Gênesis, empresa desenvolvedora do chatbot. Há 42 anos trabalhando na área de tecnologia de informação, ele ressalta que hoje o cliente não aceita mais dialogar com assistentes virtuais rígidos. “É o que chamamos de robôs quadrados, com conversas impostas, forçadas, sem fluidez”, explica.

Adozindo Neto, da Robôt Gênesis.

Para deixar Syndi mais humanizada, a Robot solicitou o máximo de informações para alimentar sua memória, permitindo que ela responda a várias perguntas e suas variações, tornando o diálogo com o internauta mais humano e menos automatizado. Como ainda é um robô bebê, Syndi vai “aprendendo” mais conteúdos à medida em que é solicitada.

Até mesmo o avatar criado pelo setor de marketing digital do Sindmepa remete à humanização da assistente virtual. De óculos e cabelos negros, lisos, ela é um protótipo amazônida, com todas as características locais.

PIONEIRISMO

O diretor financeiro do Sindmepa, Waldir Cardoso, um dos principais incentivadores da ideia, destaca o ineditismo da iniciativa: ““O Sindmepa é o primeiro sindicato médico do Brasil a disponibilizar essa ferramenta que, na verdade, poucas empresas e organizações têm, com a complexidade da nossa”, afirma. “A Syndi tem componentes de inteligência artificial que permitem que o diálogo seja bastante humanizado e vá aumentando sua capacidade de respostas ao longo do tempo”, acrescenta.

Waldir Cardoso, diretor financeiro do Sindmepa

Líder sindical atuante desde a década de 80, um dos três presidentes eleitos do Sindmepa, que hoje funciona como diretoria colegiada, Waldir Cardoso classifica a inovação tecnológica como um passo fundamental para o ingresso do Sindmepa numa nova era. Mais tecnológica e com atendimento mais dinâmico. Próximo de completar seus 40 anos (em 2021), o Sindmepa apostou nos investimentos em tecnologia e comunicação para se tornar uma entidade forte e atuante que tem hoje em sua base quase 2.400 associados.

Para enfrentar a pandemia disponibilizou atendimentos on line e uma linha direta com assessoria jurídica e um diretor de plantão 24 horas, o SOS Sindmepa (99989-3386). A atendente virtual é mais uma inovação que se encaixa nessa concepção de atendimento.

Com a Syndi associados e não associados poderão ter acesso a informações do sindicato sem a necessidade de um contato telefônico ou contato físico. “Com isso, nós damos agilidade ao atendimento, diminuímos o fluxo de demandas diretas, sejam presenciais, por telefone, celular e mesmo por email”, argumenta Cardoso.

A ideia já vinha sendo amadurecida há bastante tempo, mas era preciso esperar o melhor momento para concretizá-la, explica Waldir Cardoso. “A conversa com a Robot já vinha há mais ou menos um ano. Mas nós não estávamos em condições financeiras de realizar o projeto. Assim, estabelecemos um planejamento, inclusive do ponto de vista financeiro, e hoje pudemos lançar o produto, justamente no momento em que todos precisamos de atendimentos mais ágeis e sem aglomeração. A Syndi é isso. Inovação tecnológica para simplificar o atendimento e facilitar a vida do médico”, conclui o diretor.