sex

jul 26, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

sex

jul 26, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Belém pode estar exposta a um novo pico de ocorrência da Covid 19, aponta estudo

Relatório do laboratório de Epidemiologia, Territorialidade e Sociedade do Núcleo de Medicina Tropical da Universidade Federal do Pará sobre a Covid-19 no estado, classifica a capital paraense como “uma população vulnerável, possivelmente exposta a um novo pico de ocorrência e novo colapso da saúde, cujas taxas de ocupação persistem em torno de 80%, ainda com ocorrência de óbitos”.

O estudo, que analisa as semanas 12 a 21 da pandemia no Estado, aponta o quadro de avanço ao interior como “desesperador considerando o agravamento do abismo geográfico, social, econômico e de serviços de saúde. O cenário de pandemia é dinâmico e o atraso e dificuldade de notificação e testagem é enorme considerando a capacidade de infectar e as dificuldades do próprio sistema”.

O estudo é assinado por onze pesquisadores, entre eles a dra. Marília Xavier, especialista em saúde coletiva, pós-doutora da USP, ex-reitora da Uepa e diretora do Sindmepa. Utiliza estudo da Universidade de Pelotas, que estimou que 15,1% da população de Belém estaria afetada pelo vírus, resultando em 225 mil pessoas afetadas na capital. O número é bem acima do notificado, mas ainda longe dos 70% necessários para o desenvolvimento da “imunidade de rebanho”, o que tornaria ainda a capital paraense altamente vulnerável. Com os dados analisados, a elaboração de indicadores e o cruzamento de informações, os pesquisadores propõem caminhos a serem seguidos pelas autoridades para amenizar o efeito da pandemia na cidade e região metropolitana.

O estudo completo em 18 páginas pode ser acessado no link: https://bit.ly/2MpP5hS

Veja mais

Mais populares: