qui

abr 18, 2024

qui

abr 18, 2024

Médicos do Abelardo estão desde maio sem receber salários

Cerca de 34 médicos do hospital Abelardo Santos estão desde maio sem receber seus salários. São médicos que trabalham na linha de frente do combate à Covid 19, incluindo 11 da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), dois da urgência, dois cirurgiões e dois anestesistas. Os médicos denunciaram ao Sindmepa que a OS Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Pacaembu, que administra o hospital prometeu, ainda em março, que os pagamentos seriam feitos de 15 em 15 dias, mas a promessa não foi cumprida.

Em maio, nova promessa, de que os pagamentos seriam efetuados todo quinto dia útil de cada mês, mas isso também não foi concretizado. Os médicos estão expostos ao maior risco de contágio da Covid-19 integrando a categoria mais atingida pela doença, o que torna sua remuneração mais do que uma obrigação trabalhista, um dever para com a sociedade.

“Este é um problema urgentíssimo para ser resolvido, já que trata-se de pagamento de honorários/salários, portanto vital para o trabalhador médico”, afirma o diretor do Sindmepa, Wilson Machado. “O Sindmepa acredita na sensibilidade e no dever de justiça do governador do estado, que em visita ao sindicato, quando candidato, confirmou compromisso com os profissionais da saúde, para mandar equacionar imediatamente esta inadimplência da OS, evitando questionamentos judiciais e suspensão do atendimento da população, em um momento tão especial desta pandemia”, acrescentou o diretor.

O Sindmepa vai enviar pedido de informações à Secretaria de Estado de Saúde sobre o problema, já que a OS tem contrato com o Estado por meio da Sespa. Caso o pagamento não seja atualizado, vamos acionar o jurídico para providências cabíveis.