Reunião com MPT apura avanços em direitos de médicos residentes

Em reunião realizada com o Ministério Público do Trabalho (MPT) na tarde desta quarta-feira, 10, foi ultimado o inquérito civil aberto pelo MPT para apuração de denúncias de abusos na relação entre Residentes e gestão da Santa Casa de Misericórdia, no que se refere ao combate à COVID 19.

Na oportunidade, o Sindmepa, representado pelo advogado Eduardo Sizo e o diretor Emanoel Resque, apresentou as medidas e ações adotadas na defesa do interesse dos residentes.

Na avaliação da entidade, os resultados foram bem positivos. Entre vários frutos, a negociação resultou na possibilidade de contratação dos residentes para atuação no Hangar, pelo valor de R$ 1.800 reais por plantão; e a possibilidade de contratação para plantões extras na Santa Casa, por até R$ 10 mil por 72 horas/mês.

Foi ainda pactuado a possibilidade de lotação de residentes em ambulatórios e enfermarias, na própria Santa Casa; o acompanhamento das atividades por orientadores, médicos mais experientes e outros profissionais de infectologia e intensivistas, e a suspensão das atividades de Residência para o combate à pandemia.