Sindmepa Informa – 31.05.2020

40% INSALUBRIDADE

Servidores públicos de Parauapebas contabilizaram uma vitória esta semana na disputa com a gestão municipal. A Prefeitura publicou decreto concedendo 40% de adicional de insalubridade aos servidores que estão atuando diretamente no combate à Covid-19. 40% é o grau máximo de pagamento de insalubridade previsto na legislação. O decreto veio em resposta à cobrança de diversas entidades representativas dos trabalhadores da saúde no município, inclusive o Sindmepa.

MEMORIAL

Está à disposição no site do Sindmepa um formulário de informações sucintas sobre médicos do Pará vítimas da Covid-19. As informações vão subsidiar o Memorial que o Sindmepa está preparando em homenagem a esses profissionais que se foram no exercício laboral. Quem quiser contribuir com o Memorial, basta acessar: http://sindmepa.org.br/memorial-sindmepa/

CONTRATO PMB

Geraram muita insatisfação entre os médicos ligados ao município de Belém cláusulas impostas pela Procuradoria Geral do Município ao contrato a ser assinado entre a Prefeitura e os profissionais que estão trabalhando durante a pandemia. Uma das cláusulas proíbe a suspensão e/ou paralisação dos serviços, por parte dos médicos, quando não forem oferecidas condições de trabalho. Estamos solicitando reunião com a procuradoria para a solução amigável dos conflitos. Enquanto isso, recomendamos aos médicos que aguardem a sinalização pelo Sindmepa para assinatura do contrato.

LIVE

Com o período de isolamento social o Sindmepa teve que adaptar a agenda cultural do seu cineteatro. Nossas Quartas Musicais e terças de cinema se transformaram agora em indicações de filmes e lives de shows com músicos da terra, e outros já disponíveis no youtube. A próxima live acontecerá nesta quarta, 03, com a apresentação da violonista, compositora e cantora, Camila Alves, que já se apresentou no cineteatro. A transmissão acontecerá no perfil da cantora no Instagram, @camilaalvesx, às 19h30. Não perca!

TRANSPARÊNCIA

O Sindmepa chamou a atenção da 9ª Promotoria de Justiça de Santarém para a falta de transparência na prestação de contas dos recursos repassados pelo governo do Estado ao Instituto Panamericano de Gestão (IPG), OS que administra o Hospital de Campanha de Santarém. A Promotoria informou na última quarta, 27.05, que constatou no portal transparência do hospital “a ausência de diversas informações, imprescindíveis para o efetivo exercício do controle social”. Dos R$ 9.408.418,38 já repassados pelo estado, até agora, foram utilizados pelo IGP R$ R$555.874,07. Cadê o resto do dinheiro?

VITALÍCIA

Recebemos ofício da Secretaria Especial de Articulação Social, vinculada à Secretaria de Governo da Presidência da República, sobre nossa demanda de pensão vitalícia para os familiares de médicos mortos vítimas da Covid-19. A titular da Seas, Elen Cristina Lacerda Mesquita, informa que as demandas formuladas foram remetidas para avaliação do Centro de Coordenação de Operações do Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos do Covid-19, do qual a Seas faz parte. Estamos aguardando a análise.