sex

mar 29, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

sex

mar 29, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa reforça ações de ajuda a profissionais da saúde com traumas da Covid 19

Para contribuir com profissionais da área de saúde que estão trabalhando diretamente com pacientes vítimas da Covid-19, e sob o impacto psicológico da pandemia, o Sindmepa está se associando à equipe Acalento, um desdobramento de um projeto maior de solidariedade para com esses profissionais, que é o Solidários da Saúde. Formada por psicólogos, psiquiatras, fisioterapeuta, psicanalista, entre outros, a equipe Acalento leva alívio psicológico a quem precisa conviver diariamente com as perdas causadas pela Covid.

“O grupo Solidários da Saúde nasceu com o firme propósito de promover a saúde integral dos profissionais que atuam na linha de frente contra o coronavírus. Inicialmente, começamos com uma ampla arrecadação de doações para a compra e/ou produção de equipamentos de proteção individual”, explica a médica Luciana Brandão, que compõem a equipe.

Desde abril deste ano, através da equipe Acalento, o grupo passou a oferecer também atendimento psicológico e psiquiátrico, gratuitamente, aos profissionais mais vulneráveis neste momento, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, maqueiros, colaboradores que trabalham diretamente em serviços de pronto atendimento às pessoas acometidas pela covid-19.

Os atendimentos são feitos por via telefônica, mediante agendamento. Totalmente gratuitos. As pessoas que desejarem agendar um horário, devem entrar em contato com a equipe de agendamento que faz uma triagem, enviando uma simples mensagem de texto, para que o horário com o profissional da psicologia seja agendado. Dependendo do caso, entram em ação outros profissionais, como psiquiatras ou fisioterapeutas, entre outros.

A diretoria do Sindmepa queria ajudar os colegas e outros profissionais de saúde nesse momento específico de pandemia e viu que já havia um grupo organizado com o mesmo objetivo. Então, decidiu unir forças integrando-se à equipe Acalento e fortalecendo ainda mais a ação do grupo.

O trabalho do Solidários da Saúde já tem a participação das diretoras do Sindmepa, Marília Xavier e Helena Brígido, e agora conta com apoio do sindicato enquanto instituição. “Mais do que nunca, este é um momento em que a solidariedade deve falar mais alto. A equipe Acalento está de parabéns e o Sindmepa se sente honrado em contribuir com seu trabalho”, resume Waldir Cardoso, diretor do Sindmepa.
Whatsapp para agendamentos de consultas: (91) 98320-2543

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que