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Cesupa responde sobre falta de EPIs aos estudantes

Sobre informações de acadêmicos de medicina veiculadas em nosso site de que o Cesupa só iria fornecer Equipamentos de Proteção Individual aos estudantes até o dia 25 de junho, o Centro enviou ofício ao sindicato informando que “a aquisição dos Equipamentos Individuais de Proteção (EPIs) é de responsabilidade dos alunos e/ou contratantes, conforme previsto no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais”.

Acrescenta que: “Porém, durante a pandemia, o centro vem fornecendo os materiais a todos os alunos envolvidos nas atividades de estágio dos cursos da área de saúde”. Informa ainda que o fornecimento seria mantido até o final deste semestre, quando será feita nova avaliação do cenário para confirmar se será possível manter a distribuição dos equipamentos.

No que se refere ao retorno das aulas presenciais, o Cesupa afirma que aguarda a autorização do retorno das atividades acadêmicas presenciais a ser divulgada pelas autoridades governamentais e sanitárias locais. Bem como, dos Ministérios da Educação e da Saúde, e decretos estaduais e municipais.

Atendendo ainda aos decretos estadual e municipal, a instituição comunicou no dia 14 de junho, que apenas os alunos do Internato Médico retornariam com o estágio obrigatório no Centro de Especialidades Médicas do Cesupa (CEMEC) e demais serviços médicos especializados conveniados, a partir do dia 17 de junho. Seguindo cronograma da coordenação do curso de medicina e os protocolos de segurança.

Por fim, informa dos diversos canais de comunicação acessíveis e disponibilizados aos alunos, descartando pedido de reunião da direção com o Núcleo Acadêmico do Sindmepa.

REAÇÃO

Ao tomar conhecimento da resposta do Cesupa, uma estudante que prefere não se identificar, disse que “os alunos estão revoltados. Esse tipo de atitude só faz com que não tenhamos aquele sentimento de pertencimento à instituição”. Ela disse ainda que: “Não nos orgulhamos de ser alunos do Cesupa, observando essas atitudes grosseiras e impensadas, com base apenas no que diz respeito a um contrato assinado”.

“Em que pesem os inúmeros canais de comunicação disponibilizados pelo Cesupa e, gentilmente informados ao Sindmepa pelo Reitor, entendemos pertinente a solicitação de reunião do nosso Núcleo Acadêmico com a reitoria – e a reiteramos – por entender que se os alunos estão se queixando, é porque estes inúmeros canais falharam em seu objetivo”, afirma o diretor do Sindmepa, Waldir Cardoso.

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