qui

mar 28, 2024

qui

mar 28, 2024

Compositor Catiá será homenageado na próxima live das quartas musicais

O violonista Maurício Gomes é o convidado da próxima Quarta Musical do Sindmepa. O show é uma homenagem ao compositor Catiá, considerado referência do choro paraense. O repertório da live dedicado às composições do músico, inclui ritmos como: choro, valsa, samba e carimbó. A transmissão da live será feita no perfil no Instagram do violonista @mauricio.gomes.violao, nesta quarta, 05, às 19h30.

Maurício iniciou seus estudos de violão aos 12 anos. Hoje possui licenciatura em Educação Artística com habilitação em música pela UEPA; em violão, pelo Conservatório Carlos Gomes e Mestrado em Música pela Universidade de Aveiro, Portugal. Durante sua carreira participou de vários concursos, entre eles o “III Concurso Internacional José Tomás”, na Espanha, no qual ficou em 2° lugar.

Foto: Alan Soares

Em seus recitais tem destacado compositores brasileiros. Na live desta quarta, o músico homenageará o compositor e também violonista, Catiá. “Ele é considerado uma lenda viva do violão paraense. Fiz meu TCC na UEPA sobre ele e comecei a tocar suas obras em 1996. Pretendo fazer 16 músicas, conforme o tempo. Espero que seja um momento agradável para todos”, antecipa o músico.

Alcides Baptista Freitas, o Catiá, nasceu no bairro do Canudos em Belém. Aos 17 anos começou a tocar cavaquinho e pouco tempo depois começou o estudo de violão. Como compositor, Catiá segue a linha do choro mais tradicional e possui cerca de 25 peças para violão. Catiá foi homenageado em 2016 no 32° Festival de Música Brasileira do Instituto Estadual Carlos Gomes. Na ocasião, suas obras foram interpretadas pelos violonistas Antônio Cano e Maurício Gomes. Este ano o músico completará 90 anos.

O Sindmepa vem mantendo o seu compromisso com a promoção e divulgação de ações culturais durante o período de pandemia, com dicas de filmes, lives nas redes sociais e apresentações musicais já disponíveis no Youtube. As sugestões têm a curadoria de Marco Antonio Moreira e do músico José Maria Bezerra, responsável pelas apresentações musicais do cineteatro. As dicas culturais estão disponíveis no site e nas redes sociais do Sindmepa.