mar 29, 2024

mar 29, 2024

Sindmepa Informa – 19.07.2020

MEMORIAL

Inauguramos ontem uma homenagem singela aos colegas médicos levados pela Covid 19. Ao todo, tivemos 41 médicos e médicas do nosso estado vitimas da pandemia desde 16 de abril até hoje. O Memorial virtual, acessado no link: memorial.sindmepa.org.br, foi a forma que encontramos para manter viva a memória desses profissionais que honraram o juramento de Hipócrates mantendo-se firme na missão de salvar vidas humanas. O memorial continuará sendo alimentado com a ajuda de familiares e amigos das vítimas. Quem quiser contribuir, pode mandar textos e fotos pelo link: http://sindmepa.org.br/memorial-sindmepa

ESTADO DE GREVE

Foi o que os médicos da Santa Casa decidiram após uma bastante concorrida Assembleia Geral virtual realizada na última quinta-feira. Eles não querem mais contratos como pessoa jurídica no Hospital e querem que sejam prorrogados os atuais contratos via PSS até a realização de um concurso público para o hospital. Solicitamos reunião virtual à direção da Santa Casa. O diálogo ainda é a melhor saída para a solução de crises.

FLAUTA E PIANO

A próxima apresentação das nossas Quartas Musicais será com o Duo MirAzu, uma mistura incrível de flauta e piano. O duo camerístico formado pelos músicos Jonathan Miranda e Adriana Azulay se dedica ao repertório tradicional dos dois instrumentos bem como da música brasileira. Para a live desta quarta, 22, o duo preparou um repertório com homenagens a Ennio Morricone e Ruy Barata. A transmissão será pelo perfil da musicista, @adrianaazulay, no Instagram, às 19h30.

HEPATITES

Em alusão ao Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, várias campanhas denominadas Julho Amarelo promovem ações este mês de prevenção e combate à doença, que ataca o fígado, um dos órgãos vitais do corpo humano. Classificadas em A, B, C, D e E, as hepatites de forma geral podem ser evitadas com medidas simples de higiene, como lavar bem as mãos e alimentos antes de ingeri-los, manter banheiros higienizados, não compartilhar agulhas e seringas e nunca dispensar o uso de preservativo. Procure no seu bairro os locais da campanha e previna-se.

CONTRATO

Esta semana o Sindmepa reuniu com a Procuradoria Geral do Município de Belém com objetivo de refazer o contrato dos médicos chamados para trabalhar atendendo os casos de Covid-19. O município resolveu acatar as ponderações do sindicato e retirar a cláusula abusiva. Assim que aprovarmos o novo texto, os médicos serão chamados para assinar os contratos, na Sesma.

HIDROXICLOROQUINA

Estudo duplo cego, randomizado e controlado por placebo, demonstra a ineficácia do tratamento precoce com Hidroxicloroquina em pacientes com covid 19. O estudo está publicado em nosso site, na área Atualizações da covid. Para ler o artigo e outros trabalhos científicos sobre a pandemia, acesse: http://sindmepa.org.br/atualizacoes-da-covid-19/. A ciência acaba com a polêmica.