WhatsApp: (91) 8895-3102
S.O.S Sindmepa: (91) 99893386
Afiliado a:

Agosto Dourado promove ações em favor do aleitamento materno

0

Com intuito de incentivar o aleitamento materno e promover doações de leite, entidades ligadas à saúde da mulher e da criança, promovem neste mês a campanha “Agosto dourado”. É quando se ressalta a importância da amamentação especialmente nos primeiros seis meses de vida, quando o leite é responsável por suprir todas as necessidades do recém-nascido.

Mãe de dois filhos, Kricia Vidal está na fase inicial de amamentação com Ana Luíza, de um mês, e sabe da importância do leite para a pequena. “Tem todos os nutrientes, não precisa dar nenhum outro tipo de alimento. Só a amamentação sustenta a criança. ” Seu primeiro filho Mateus, de 6 anos, mamou até os seis meses, quando a dieta ganhou outros alimentos e o leite continuou como complemento.

Com foco no aconselhamento, o tema da campanha de 2020 é “Apoiar a amamentação para um planeta mais saudável”. Este ano, a campanha ganhou uma preocupação a mais, devido à pandemia de covid-19, mas o leite materno protege os recém-nascidos de doenças infecciosas e respiratórias. Com isso, as ações visam reforçar o cuidado com o planeta e a comunicação, fundamental para evitar a desinformação e mitos sobre o aleitamento.

A amamentação é um ato de amor, carinho e proteção. É neste momento que mãe e filho trocam experiências e se conectam ainda mais. “É um momento único que a criança troca afeto, olha, pega, faz carinho. Às vezes ela para de mamar pra sorrir. É um momento muito agradável tanto para a mãe, quanto pro bebê”, relata Kricia.

A Sociedade Brasileira de Pediatria divulgou algumas recomendações sobre o incentivo e apoio à amamentação. Mesmo durante a pandemia, mães com sintomas da Covid 19 não devem interromper a amamentação, pois não há registros de transmissão do vírus pelo leite materno. Claro que ao amamentar a mãe deve usar máscara e higienizar as mãos com frequência, antes e depois da mamada. Porém, em casos mais graves, a mãe pode extrair o leite para que outra pessoa alimente a criança.

A campanha “Agosto dourado” também incentiva a doação de leite materno. Para se cadastrar como doadora no Banco de Leite Humano da Santa Casa e para doação de frascos para armazenar o leite doado, o contato são os telefones: (91) 4009-0375 / 4009-2212/ 4009-2311 ou para 98899-6326 (WhatsApp e telefone), das 8h às 18h./

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sindicato dos Médicos do Pará