Diretor da Faculdade de Medicina informa sobre retorno das aulas

O diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará, professor Silvestre Savino Neto, informou hoje, durante reunião virtual da diretoria do Sindmepa, que o Conselho Universitário de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFPA vem discutindo medidas de retorno das aulas, suspensas desde março por conta da pandemia do coronavírus. O retorno das aulas presenciais dos estudantes do internato de medicina vem preocupando os acadêmicos do curso.

O Consepe está formatando uma resolução para o retorno das aulas, na modalidade de ensino remoto emergencial, explicou o professor. Para os alunos que não dispõem de acesso à internet, cerca de 6% de um total de 920, a Universidade abriu um edital para viabilizar o acesso, tornando a modalidade de ensino remoto possível para toda a comunidade acadêmica. Ao todo, são 12 campis da UFPA espalhados por todo o Estado. Mas não existe obrigatoriedade dos alunos cursarem este semestre. Ele será opcional e quem não quiser, pode fazer o seu módulo no próximo semestre sem prejuízo acadêmico.

Para os alunos do curso de medicina, do período do internato (quatro últimos semestres do curso) será liberado EPIs pela Universidade e estão sendo acertados os últimos detalhes. Com a divulgação de decreto estadual, na última sexta-feira, autorizando o retorno das aulas de forma segura, espera-se que talvez em 10 dias já se tenha um retorno. É possível que as aulas práticas que acontecem no Hospital Universitário Barros Barreto e na Santa Casa retornem mais rápido que as aulas que acontecem nas unidades do município, que ainda não se manifestou sobre a possibilidade dos alunos voltarem a frequentar as aulas práticas nesses estabelecimentos de saúde.

O Sindmepa fará uma consulta à Sesma e ao prefeito de Belém sobre os procedimentos a serem adotados para a volta dos acadêmicos. O diretor da Faculdade de Medicina foi convidado a participar da reunião do Sindmepa pelo diretor Waldir Cardoso em função de diversas demandas de acadêmicos ao Sindmepa sobre a volta das aulas do internato.