qui

jun 13, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

jun 13, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Ilhas de Belém recebem projeto de combate à IST’s e HIV/AIDS

A Secretaria Municipal de Saúde lança amanhã, 13, o Projeto “Belém dos Rios”. A ação visa promover serviços de prevenção e diagnóstico precoce de infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) e HIV/Aids, nas ilhas de Outeiro, Combu e Mosqueiro. O projeto é voltado para pessoas de 15 a 70 anos e está previsto para acontecer de agosto a novembro deste ano.

Devido ao aumento populacional e comercial nas ilhas, as ações além de promover serviços de prevenção e testagem também têm o objetivo de mapear e fazer um levantamento sobre a incidência das doenças sexualmente transmissíveis e HIV entre os moradores. As atividades do projeto serão executadas pelas Referências Técnicas da Sesma e pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

“O que nos motivou a criar o projeto foi a necessidade de levar informações, conhecimento e prevenção a todo mundo. E é muito importante lembrar que os nossos irmãos ribeirinhos estão tão próximos da gente geograficamente, mas de certa forma, socialmente estão distantes. E a gente precisa garantir o acesso à saúde à população ribeirinha”, explica Harry Sardinha, gerente do CTA.

O projeto realizará cinco encontros em cada localidade. O público alvo, homens e mulheres entre 15 a 70 anos, será dividido em cinco grupos classificados quanto à idade, gênero e a atuação profissional. Durante os encontros, será estabelecida uma temática específica para o grupo: saúde mental, HIV/AIDS e violência sexual. A população será atendida pelos agentes comunitários de saúde.

Já no último encontro, serão feitas as testagens e o preenchimento dos questionários sociais feitos em entrevistas individuais com psicólogos e assistentes sociais da Sesma. Em casos de teste positivo, a pessoa será encaminhada às unidades de referência para o tratamento, como a Casa Dia ou aos órgãos competentes para cada caso.

Veja mais

Mais populares: