qua

abr 24, 2024

Sindmepa Informa – 02.08.2020

INTERNATO
Vários estudantes de medicina da UFPA registraram no site do Sindmepa o desejo pelo retorno das aulas práticas do internato. Temem a perda do semestre e o consequente atraso na formatura. Eles querem a volta das aulas práticas com segurança. A Universidade ainda não se manifestou oficialmente sobre o assunto, mas o Consepe vem analisando a possibilidade da volta às aulas, na modalidade ensino remoto. O Sindmepa, por meio do seu Núcleo Acadêmico, vem acompanhando o movimento e se coloca à disposição para apoiar os estudantes em suas demandas.
LIVE
O violonista Maurício Gomes é o convidado da próxima Quarta Musical do Sindmepa. O show é uma homenagem ao compositor Catiá, considerado uma lenda viva do violão paraense. O repertório da live dedicado às composições do músico inclui ritmos como: choro, valsa, samba e carimbó. A transmissão da live será feita no perfil no Instagram do violonista @mauricio.gomes.violao, nesta quarta, 05, às 19h30. Não perca.
AGORA VAI
Parece que desta vez sai a regularização da Gratificação de Alta Complexidade dos médicos da Santa Casa. A famosa GAC, criada em 2011, no governo Simão Jatene, pode finalmente ser regularizada, se depender de um acordo fechado entre os médicos e a atual direção do hospital. Na última quarta-feira, as médicas Patrícia Arruda e Vilma Hutim, diretora do Sindmepa, reuniram com o presidente do hospital para acertar os detalhes sobre a regularização. Na quinta, dia 30/07, o Sindmepa encaminhou todo o dossiê sobre a criação da Gratificação. A ideia é a elaboração de um projeto de lei, via Executivo Estadual, para que a Gratificação se transforme em lei.
DEMANDAS

Finalmente a Sespa acena com disposição ao diálogo e dá retorno a nossos pedidos de audiência. Na última quinta-feira, a nova diretora técnica da Secretaria, Maitê Gadelha, convidou o Sindmepa para uma reunião prévia onde demonstrou interesse em ouvir as principais demandas e reclamações da categoria com relação à gestão. Vamos preparar nossa pena e aproveitar o momento. Será que novos ventos soprarão no relacionamento da Sespa com o Sindmepa? A conferir.

ATRASOS
O Ministério Público do Trabalho informou ao Sindmepa que adotará medidas judiciais contra Organizações Sociais de Saúde que atuam na gestão de hospitais públicos do Estado e estão atrasando pagamentos de médicos contratados. Há denúncias de atrasos de pagamentos em diversos hospitais, entre eles o Metropolitano, Hospital de Campanha do Hangar, Abelardo Santos, Hospital de Campanha de Breves, Hospital Regional dos Caetés, em Capanema, Hospital Geral de Tailândia e Hospital Regional de Tucuruí, onde ainda está pendente o pagamento do mês de abril. Vamos enviar todas as denúncias recebidas pelo site do Sindmepa para contribuir com a ação.
DESOBEDIÊNCIA
Mesmo após decisão judicial que proibiu a contratação de médicos sem a revalidação do diploma, até pelo menos a última sexta-feira, o Estado do Pará ainda mantinha as contratações de médicos sem Revalida e sem registro junto ao CRM. Hospitais de campanha de Belém, Marabá e Santarém são exemplos de locais onde o estado mantém essas contratações, desobedecendo à ordem judicial.