qui

mar 28, 2024

Sindmepa Informa – 09.08.2020

CHICOTE
Depois que a juíza do trabalho Karla Martins Frota determinou pesadas multas por cada dia de atraso no pagamento de médicos do Hangar e do Abelardo Santos, as Organizações Sociais que contrataram os profissionais finalmente pagaram os salários atrasados do mês de junho e se comprometeram em manter em dia os meses subsequentes. A decisão foi uma resposta à ação ajuizada pelo MPT, provocada por inúmeras denúncias de atrasos formuladas pelos médicos e encaminhadas pelo Sindmepa, desde o início da pandemia.
AGRESSÃO
O Sindmepa avalia uma representação junto ao Ministério Público Militar e à Corregedoria de Polícia do Estado contra ação da Polícia Militar realizada na semana passada em uma Unidade de Saúde de Ananindeua, onde um médico foi vítima de abuso policial. Ele foi coagido e forçado a sair da unidade para atender um paciente fora da unidade, sendo obrigado a abandonar pacientes graves em seu plantão. Esperamos que as esferas competentes tomem as devidas providências para punir essas ações, sob risco de se tornarem rotineiras.
CRIME
Em Nota, o Sindmepa repudiou o abuso de autoridade e apontou as várias irregularidades cometidas pelos policiais na abordagem ao médico. Lembramos que há serviço próprio e específico disponível para emergências desse tipo, que é o SAMU; e se havia condições de remoção pela polícia, quem negou socorro foi o policial. Por fim, lembramos na nota que médico não pode abandonar plantão sob pena de sanção prevista no código de ética médica.
INTERNATO
Sobre o retorno das aulas presenciais dos estudantes do internato de medicina da UFPA, o diretor da Faculdade, professor Silvestre Savino Neto, disse esta semana em nossa reunião de diretoria virtual, que elas podem acontecer primeiramente nos hospitais Universitários João de Barros Barreto, Bettina Ferro e na Santa Casa. O Sindmepa enviou ofício à Sesma e ao prefeito de Belém ponderando que é adequado a liberação das atividades de estágio nas unidades de saúde para estudantes do internato, inclusive para não prejudicar a formatura dos médicos. A Universidade vai se responsabilizar pelos Equipamentos de Proteção aos estudantes.
LIVE
A live musical desta quarta, 12, será com os músicos Edmarcio Paixão e Erikson Nunes. A transmissão será feita pelo perfil do músico no Instagram, @edpaixao, às 19h30, diretamente de Santarém. Além do duo, a live terá a participação do violonista, Elthon Costa. O Sindmepa segue com sua programação cultural virtual durante toda a semana, divulgando dicas de filmes com a curadoria do crítico de cinema, Marco Antonio Moreira e sugestões de shows gravados e as lives das quartas musicais, organizadas pelo músico José Maria Bezerra.
VACINA
Serviu como sinal de alerta a entrevista do presidente da MSD, Ken Frazier, ao Financial Times, afirmando que não considera factível o prazo de 12 a 18 meses para o desenvolvimento de uma solução contra o novo coronavírus, mesmo que a própria empresa já esteja trabalhando em uma vacina. Ele classifica o cronograma divulgado por algumas autoridades como “muito agressivo” e afirma que ainda estamos longe de uma vacina para a Covid 19, infelizmente. Talvez seja uma visão mais próxima da realidade e sem a certeza da vacina as pessoas possam ter mais cuidado com a transmissão do vírus e não se sintam estimuladas a ir para a rua.