qui

mar 28, 2024

Sindmepa Informa – 23.08.2020

SALOMÃO
A quarta musical desta semana será com o violonista clássico e super respeitado no mundo da música, Salomão Habib. Na apresentação, o musicista reunirá obras renascentistas tocadas com vihuela, alaúde, viola caipira e violão. O show será transmitido pelo Instagram @salomaohabib_, às 19h30. Acompanhe as dicas culturais do Sindmepa sugeridas pelos curadores Marco Antonio Moreira e José Maria Bezerra, pelas redes sociais do sindicato ou faça parte da lista de transmissão no Whatsapp. Envie uma mensagem para: 98895-9355.
SEM LEITOS
De acordo com o Monitoramento da Covid 19 no Pará, divulgado pelo Estado, não há leitos clínicos pediátricos disponíveis na rede pública para atendimento à doença. Pelo menos até sexta-feira, quando os dados foram consultados pela coluna. O quadro de leitos clínicos pediátricos que já estava com 89,29% de ocupação na terça-feira (18) chegou a 100% no quadro de sexta-feira (21). Já a ocupação de UTIs pediátricas subiu de 64% para 82,86% no final da semana. É preciso que se analise urgente as razões desse aumento, pois as aulas ainda nem retornaram presencialmente.
ATRASOS
Nove especialidades médicas continuam sem receber os salários de junho no Hospital Regional de Tucuruí. Sabe-se que a OS que administra o Hospital já recebeu da Sespa, mas o dinheiro ainda não chegou nas contas dos profissionais médicos que se dispuseram a trabalhar no interior do estado.
RATOS
Um novo estudo que avalia o uso de máscaras cirúrgicas como proteção para infecção do Sars-cov-2 utilizando ratos (hamsters), mostra que sem máscara 66% dos indivíduos expostos foram infectados. Com o uso de máscara pelos dois (infectados e não infectados) cai para 16% o índice de contaminação. O estudo foi publicado no site Oxford Academic e corrobora a importância da máscara no combate à Covid 19.
GRAVE ERRO
O medo de contaminação pelo novo coronavírus não pode suplantar a necessidade de acompanhamento médico de pacientes com doenças crônicas. Pesquisas recentes mostram que boa parcela da população começou a adiar a procura por atendimento médico para diagnóstico e tratamento de doenças como câncer e cardiopatias, o que é pode ser tão fatal quanto contrair a Covid. Casos graves de cardiopatias, por exemplo, precisam de atendimento imediato. Consultas ambulatoriais não devem ser postergadas. Devem ser realizadas com todos os cuidados, evidentemente
ÉTICA
Sobre o episódio envolvendo uma criança que precisou fazer um aborto legal, em Pernambuco, é bom que se diga que o trabalho do médico está acima de questões religiosas e/ou de grupos da sociedade. O profissional em questão deve absoluto respeito à ética, à ciência e à lei. E o Sindmepa dá total apoio à nota do Sindicato dos Médicos de Pernambuco em favor da integridade física e moral do profissional de saúde a quem coube executar a decisão pela interrupção da gravidez garantida pela justiça.
EXAMES
A Sead está solicitando até tipagem sanguínea para aprovados em concurso no Detran. Nos anos 90, o Sindicato dos Médicos liderou campanha para acabar com pedido de abreugrafias para matrículas. Mostramos que quem tem autoridade e legitimidade para pedir exames são os médicos.