Chapa 2 vence eleições da AMB e prega união da categoria

A chapa Nova AMB foi eleita ontem para dirigir a Associação Médica Brasileira, com o voto de representantes das 25 Federadas que fazem parte da AMB. O novo presidente é o médico César Eduardo Fernandes, da chapa Nova AMB, eleita com 60,43% dos votos. Como diretora representante da região Norte, foi eleita a médica pediatra Mariane Franco.

O presidente da Federação Médica Brasileira (FMB), Casemiro dos Reis Junior, parabenizou a nova diretoria e disse que a categoria médica deu uma demonstração de democracia com as eleições da Associação Médica Brasileira, assim como a equipe que estava à frente da AMB por dois mandatos também prezou pela democracia. “E agora teremos a alternância de poder, o que é saudável para o movimento médico brasileiro”.

Ele ressaltou que a FMB, enquanto entidade, não apoiou nenhuma das chapas, mas vai dar todo o apoio à nova gestão da AMB. Para ele, a união da categoria médica em torno de objetivos comuns é fundamental para o enfrentamento dos grandes desafios que a categoria tem pela frente. “Desejamos sucesso à diretoria e fazemos votos de que as entidades prossigam unidas em prol dos médicos brasileiros”, afirmou.

Para a médica Mariane Franco este é um momento de agregação. “A AMB vinha há muitos anos caminhando sozinha, sem trabalhar em conjunto com as entidades médicas. Se a gente não trabalhar agregado não vamos conseguir avançar, e a ideia é unir forças para a melhoria da classe médica”, disse.

Um dos grandes desafios da nova gestão é a luta pelo reajuste da CBHPM, a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos, que não sofre reajuste desde 2008. “A gente vive de produção, então é preciso atualizar a CBHPM para dar mais qualidade de vida ao médico brasileiro”.

Professora da Universidade do Estado do Pará há mais de 20 anos, Mariane Franco representa o CRM Pará na Câmara Técnica de Pediatria do Conselho Federal de Medicina (CFM).