mar 29, 2024

mar 29, 2024

Dupla une clarinete e violão sete cordas em apresentação inédita

O Clarão Duo, com Camila Alves e João Marcos Palheta, fará sua estreia na próxima live da Quarta Musical do Sindmepa. A junção do clarinete e violão sete cordas desta dupla teve início durante a quarentena, com arranjos próprios, músicas autorais e novas leituras. No repertório, ritmos como bossa, samba, coco, choro e até ijexá. O show será transmitido nesta quarta, 30, às 19h30, no perfil do Duo, @clarao.duo, no Instagram.

O Clarão nasceu durante a quarentena e em menos de um ano, os músicos obtiveram a premiação no edital “Embalando a Arte na Rede”, como reconhecimento da qualidade do trabalho musical desenvolvido.
“Eu e o João Marcos além de parceiros musicais, somos namorados. E durante a quarentena, em isolamento, tocando juntos o duo surgiu”, conta Camila Alves. “Nós somos compositores e arranjadores. A gente começou a compor juntos e foram aparecendo outras músicas durante a quarentena, aí o trabalho foi se organizando”.

Camila Alves é formada no curso técnico em violão clássico pelo Conservatório Carlos Gomes, onde iniciou seus estudos musicais. É também graduada em Direito, pela UFPA, e atualmente leciona no projeto “Musica cidadania”, do Carlos Gomes. Além do Duo, os músicos também integram o quinteto Caxangá, que já se apresentou no projeto musical do Sindmepa.

“Camila e eu nos conhecemos quando entrei para o Quinteto Caxangá, então além de parceiros no palco e de composições, somos parceiros de vida. E assim foi surgindo essa interação com muita música e amor”, conta o clarinetista.

O duo apresentará composições inéditas durante a live da Quarta Musical

Formado no curso de Bacharelado em música – clarinete do Instituto Estadual Carlos Gomes, João Palheta foi recentemente condecorado pela Câmara Municipal de Vigia, recebendo o “Mérito Musical Alcemir Pinheiro”. E integra o naipe de clarinetes da Orquestra Jovem Vale Música (OJVM). Em sua segunda participação nas Quartas Musicais, o músico falou sobre o período de apresentações via lives e suas expectativas para o show.

“É uma experiência nova para mim, eu particularmente sinto muita falta da plateia respondendo com a sua energia. Fazer música por live é colocar uma barreira nessa energia, porém mesmo assim é prazeroso, principalmente por saber que estamos ajudando pessoas a vencer esse momento difícil e diferente que estamos vivendo”, avalia João.

Camila Alves acompanha o projeto desde o início, assistiu várias apresentações presenciais no cineteatro e continua acompanhando as lives de casa. “Estou bastante empolgada com essa apresentação, até por que a gente tem músicas novas e vamos estrear nesta ocasião”, comenta a violonista.

O Sindmepa promove as Quartas Musicais, com a curadoria do professor e músico, José Maria Bezerra. E divulga filmes sugeridos pelo crítico de cinema e curador do Cineteatro, Marco Antônio Moreira. Acompanhe a programação semanal pelo site, redes sociais do sindicato ou faça parte da lista de transmissão no Whatsapp. Envie uma mensagem para: 98895-9355.