seg

dez 4, 2023

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

seg

dez 4, 2023

Afiliado a:

Espaço Médio

Nota Técnica fixa orientações de proteção a trabalhadores da saúde durante a pandemia

O Ministério Público do Trabalho e a Anvisa, integrantes do GT – Covid 19 e o GT Saúde na Saúde Covid- 19, publicaram uma Nota Técnica conjunta disciplinando normas e orientações para a proteção à saúde do trabalhador da área de saúde. A NT deve nortear as atividades de trabalhadores ou servidores da área de saúde, independente dos vínculos empregatícios.

A publicação garante mais segurança jurídica a esses trabalhadores, analisa a assessoria jurídica do Sindmepa, pois “a inobservância destas orientações, com provas, pode possibilitar o ajuizamento de ações de indenização e a responsabilidade dos que derem causa”, afirma o advogado Eduardo Sizo.

Na nota técnica, publicada na íntegra aqui, estão descritas em detalhes as medidas que devem ser adotadas por gestores de unidades de saúde para garantir a proteção à saúde e aos demais direitos fundamentais de trabalhadores e trabalhadoras de serviços de saúde durante o período da pandemia.

Entre as medidas de Vigilância está prevista a promoção de estratégias de vigilância ativa, por meio de monitoramento dos trabalhadores, com vistas à identificação precoce e afastamento imediato de trabalhadores e trabalhadoras com suspeita de COVID-19. Também prevê a elaboração de protocolo de triagem e afastamento dos trabalhadores, bem como de retorno ao serviço. Se o trabalhador apresentar sintomas gripais, também deve ser afastado imediatamente do trabalho.

Todas as situações e medidas que devem ser adotadas estão descritas na Nota Técnica, que foi publicada no último dia 26.

Leia a nota na íntegra aqui

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que