mar 29, 2024

mar 29, 2024

Segurança do trabalhador de saúde é destaque no Dia Mundial da Segurança do Paciente

Estabelecimentos de saúde de todo o Estado estão realizando hoje ações voltadas ao “Dia Mundial da Segurança do Paciente 2020”, celebrado no dia 17 de setembro. O objetivo é conscientizar profissionais de saúde sobre a necessidade da implementação de práticas de segurança dentro dos serviços de saúde, visando minimizar riscos aos pacientes atendidos. Este ano, a Organização Mundial de Saúde definiu como tema da campanha a “Segurança do trabalhador da saúde: uma prioridade para a segurança do paciente”.

“A pandemia é algo novo nas instituições. Muitos protocolos e rotinas novas, turnover e absenteísmo elevados e as ações de segurança permeiam preparar os trabalhadores para o cumprimento de políticas, diretrizes e protocolos, para garantir a segurança do paciente. Além do fato da segurança do trabalhador estar como um dos pontos principais na pandemia. Portanto, não há como separar a segurança do paciente da segurança do trabalhador, pois as relações são estreitas. Uma influencia a outra”.

A afirmação é da médica Nilma Machado, presidente do comitê de segurança do paciente da Santa Casa de Misericórdia do Pará e membro do comitê de segurança do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência. Ela também participa de outros grupos voltados a esta prática pelo mundo.

Foto: arquivo pessoal

De acordo com o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), 54.076 pessoas morreram em 2017 em decorrência da má conduta profissional e, conforme o Instituto, seis pessoas morrem a cada hora vítimas de eventos adversos originados por erro de diagnóstico ou negligência no Brasil. Morrem mais de 220 mil pessoas por ano no Brasil por falhas na assistência hospitalar. Na Inglaterra, as estimativas de mortes evitáveis variam de 840 a 4.000 por ano.

No Pará, os estabelecimentos de saúde – tanto públicos quanto privados – estabeleceram uma séria de programações para hoje. A Santa Casa está promovendo atividades em todas as unidades assistenciais e de apoio, das 8:00 horas às 14:00 horas. A programação inclui Fonia das Metas de Segurança, Tele Segurança, Show das Metas e distribuição de brindes. O Hospital Amazônia também está com programação ao longo do dia, envolvendo todo o corpo funcional do Hospital.

As sociedades técnico-científicas, redes de profissionais de saúde, conselhos profissionais, conselhos de secretarias de saúde e demais instituições direta ou indiretamente relacionadas à Segurança do Paciente, assinaram um abaixo-assinado conclamando brasileiras e brasileiros dos 26 estados e do Distrito Federal a aderirem e a participar da campanha deste ano.

No texto distribuído pelas entidades, destaque para a segurança dos trabalhadores de saúde: “A segurança dos trabalhadores da saúde como tema do Dia Mundial da Segurança do Paciente 2020 ganha um significado que extrapola o cenário atual da pandemia, pois direciona a atenção para os desafios que esses trabalhadores enfrentam no dia a dia, como sobrecarga de trabalho, violência, discriminação, estresse mental e doenças ocupacionais”, destaca o texto distribuído pelas entidades.