ter

abr 16, 2024

Sindmepa Informa – 20.09.2020

AUDIÊNCIA
O Sindmepa enviou ao governador do estado ofício solicitando audiência para tratar da regularização dos médicos cubanos que vêm trabalhando em solo paraense no combate à pandemia do coronavírus. Querem prestar o exame de Revalida em Belém. Vamos apresentar o pleito de que a Uepa promova o Revalida no Estado para que esses médicos possam regularizar sua situação e trabalhar em paz.

ESPECIAL
Recente decisão do STF corrigiu inconstitucionalidade relativa à aposentadoria especial para servidor público que laborou em condições insalubres por 25 anos. Há cerca de dez anos, a assessoria jurídica do Sindmepa entrou com mandado de injunção contra o Congresso Nacional e conseguiu o benefício para os nossos médicos. Muitos já conseguiram se aposentar com 25 anos de serviço por meio desse instrumento jurídico. Para saber mais detalhes sobre a aposentadoria especial, é só entrar em contato com o Sindmepa.

PESQUISA
Já está disponível o link da pesquisa “Condições de trabalho dos profissionais de saúde no contexto da Covid19 no Brasil”, realizada pela Fiocruz, e que tem a parceria do Sindmepa para alcançar o universo de médicos do Pará. A pesquisa pretende estudar os impactos da pandemia nos profissionais de saúde da linha de frente no combate à pandemia. A pesquisa pode ser acessada pelo site do Sindmepa www.sindmepa.org.br. Participe.

SEGURANÇA
Não poderia ser mais acertado o tema da campanha do Dia Mundial da Segurança do Paciente, este ano definido pela OMS como a “Segurança do trabalhador da saúde: uma prioridade para a segurança do paciente”. A campanha evidencia que não há como separar a segurança do paciente da segurança do trabalhador, já que uma influencia a outra. É preciso melhorar ainda mais a segurança do trabalhador se quisermos ter segurança de pacientes em estabelecimentos de saúde.

VACINA
A farmacêutica AstraZeneca e a Universidade de Oxford anunciaram a retomada dos ensaios clínicos da vacina contra a Covid-19. Os testes estavam suspensos desde que um voluntário sofreu reação adversa que poderia estar ligada à vacina. A companhia afirmou que a Autoridade Sanitária do Reino Unido teria atestado ser seguro continuar os experimentos. A vacina é uma das mais avançadas entre as mais de 160 registradas na OMS. Esta foi a segunda vez que os testes foram suspensos.

DOADORES
Quem já foi infectado pelo coronavírus pode doar sangue. Basta que a coleta ocorra 30 dias após a cura da doença. Estudos mostram que após esse período não há mais transmissibilidade do vírus. Essa informação é importante para dissipar dúvidas sobre os doadores que tiveram o vírus. Bancos de sangue que estão com seus estoques esgotados agradecem.

VIOLÃO
O compositor e violonista, Ricardo Smith é o próximo a se apresentar nas Quartas Musicais, do Sindmepa. Após o show com o duo “Dois violões da amazônia”, o músico volta ao projeto nesta quarta, 23, com canções autorais que marcaram a sua história. A live musical será transmitida pelo perfil no Instagram do organizador das Quartas Musicais, @jmbezerra, com início às 19h30.