sáb

sáb

abr 20, 2024

Irmãos Azulay tocam piano e escaleta na Quarta Musical

Os irmãos Adriana e Humberto Azulay formam o Duo Azulay, que se apresenta na próxima live das Quartas Musicais, do Sindmepa. O duo teve início em 2011 com o objetivo de divulgar a obra de quatro mãos ou dois pianos, mas há dois anos o duo se apresenta com piano e escaleta, um instrumento de teclado e sopro.

A live desta quarta, 07, terá tangos, música brasileira e compositores eruditos. A transmissão será feita pelo perfil da pianista, @adrianaazulay, no Instagram, às 19h30.

Adriana iniciou seus estudos de piano aos seis anos de idade e concluiu em 1995 o 2º grau em piano pelo Conservatório Carlos Gomes. Participou de vários concursos musicais, colecionando três primeiros lugares, quatro segundos lugares. Concluiu com nota máxima o mestrado em Música de Câmara na Universidade de Karlsruhe. E é doutora em Música de Câmara pela Universidade de Saarbrücken, ambas na Alemanha.

“Sempre tivemos a vontade de fazer um duo pianístico, mas no período de 2002 a 2007, eu morava fora, e ficava impossível concretizar esse sonho”, conta a musicista. “A expectativa para a apresentação está muito boa, pois é uma oportunidade de mostrar nosso trabalho. Já estamos ensaiando há um mês”, acrescentou.

Está será a primeira apresentação do Duo para as Quartas Musicais

“Quando a Adriana retornou do seu doutorado, na Alemanha, começamos a tocar juntos esporadicamente em apresentações pontuais. Aí fizemos o 1° concerto completo mais ou menos nesse período”, relembra Humberto.

Humberto Azulay concluiu, em 2003, o Curso Técnico no Instituto Estadual Carlos Gomes e, posteriormente, o Bacharelado em Piano. Obteve a Especialização em Fundamentos da Criação Musical e em 2012 o Mestrado em Artes, ambos pela UFPA. Participou de cinco Concursos Nacionais de Piano, sendo sempre premiado entre os três primeiros lugares. Está será sua primeira apresentação por live neste período de pandemia.

“É diferente, pois não tem público, mas não menos interessante do que um concerto tradicional. Faz falta estar no palco tocando, e nesse caso, com amigos muito queridos”, disse o músico.

A reabertura do Cineteatro já tem data marcada. Na terça-feira, 13, teremos a tradicional sessão de cinema, às 19h30. Já na quarta, 14, teremos o projeto “Quartas Musicais”, em evento presencial e com transmissão ao vivo pelo Instagram. O show será com o violonista Maurício Gomes, homenageando o músico Heitor Villa-Lobos. Os eventos integram a agenda em comemoração ao Dia do Médico.

A Quarta Musical tem a curadoria do professor e músico, José Maria Bezerra. A seleção de filmes é feita pelo crítico de cinema e curador do Cineteatro, Marco Antônio Moreira.

Todos os eventos atendem às medidas determinadas pelas autoridades sanitárias do Estado, entre elas uso obrigatório de máscara e limitação do público a 50% da capacidade do espaço.