qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Maurício Gomes toca Villa-Lobos no palco do cineteatro do Sindmepa

Após seis meses com transmissões ao vivo, o projeto Quartas Musicais volta a receber o público no cineteatro. O show, com o músico Maurício Gomes, homenageará o compositor Heitor Villa-Lobos, considerado o maior compositor brasileiro de música clássica. Entre as composições que representam cada ciclo de Villa-Lobos, Maurício interpretará obras de choro, prelúdios e estudos. A apresentação será transmitida ao vivo pelo perfil do músico, @mauricio.gomes.violao, no Instagram. O show acontece na próxima quarta, 14, às 19h30, no Sindmepa e faz parte das comemorações da Semana do Médico.

“Quando conheci a obra de Villa-Lobos para violão eu tinha 13 anos, me interessei definitivamente pelo violão clássico. Ouvia os 5 Prelúdios e imaginava as paisagens do Rio de Janeiro”, relembra Maurício. “Villa-Lobos é considerado o maior compositor brasileiro de música clássica de todos os tempos, e certamente um dos mais importantes do século XX em todo o mundo”, acrescentou.

Maurício iniciou seus estudos de violão aos 12 anos. Hoje possui licenciatura em Educação Artística com habilitação em música pela UEPA; em violão, pelo Conservatório Carlos Gomes e Mestrado em Música pela Universidade de Aveiro, Portugal. Durante sua carreira participou de vários concursos, entre eles o “III Concurso Internacional José Tomás”, na Espanha, no qual ficou em 2° lugar. Desde 2015, é professor de violão e matérias teóricas do Conservatório Carlos Gomes.

Para a apresentação nas Quartas Musicais optou por composições que integram as três fases e ciclos das obras de Villa-Lobos, que foram os choros, prelúdios e estudos, de 1929.

“Villa-Lobos tem 25 peças para violão e gosto de todas. Resolvi, então, escolher algumas peças de seus três grandes ciclos. A obra de Villa-Lobos pode ser dividida em três fases e cada ciclo de obras para violão é bem representativo”.

Imagem divulgação

“Será minha volta aos palcos. Fico muito feliz, tanto pelo retorno presencial do cineteatro como pelo meu retorno. Fiz várias lives neste período, mas sinto muita falta deste contato mais próximo com o público. Isso faz toda a diferença e tocar para as pessoas é a razão de ser do nosso trabalho”, expressou Maurício Gomes.

A retomada das atividades presenciais do projeto “Quartas Musicais” atenderá todas as medidas de segurança recomendadas pelas autoridades sanitárias do Estado, entre elas o uso obrigatório de máscara e público reduzido a 50% da capacidade. As apresentações do projeto, porém, seguem com as transmissões ao vivo pelo Instagram.

Serviço:

Quartas Musicais com Maurício Gomes

Local: Rua Boaventura da Silva, 999
Data: 14/10/2020
Hora: 19h30
Transmissão ao vivo: @mauricio.gomes.violao

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que