abr 19, 2024

abr 19, 2024

Sindmepa Informa – 04.10.2020

ANIVERSÁRIO

O Sindmepa vai promover, de 13 a 18 de outubro, uma série de eventos para comemorar o Dia do Médico e os 39 anos de fundação da entidade. Na programação está prevista a reabertura, após seis meses, do nosso Cineteatro. Todos os eventos atenderão às medidas de flexibilização definidas pelas autoridades sanitárias do Estado, entre elas, uso obrigatório de máscaras. Acesse nosso site e acompanhe nossas redes sociais para receber detalhes da programação.

REAJUSTE
Nova convenção coletiva de trabalho definiu na última quarta, 30, o reajuste salarial de 2,5% aos médicos que atuam em hospitais privados do Estado. A proposta fechada entre o Sindmepa e o Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Pará (Sindesspa), ainda conseguiu um índice ligeiramente acima do INPC do período. O piso salarial passa a ser de R$ 3.500,00. A diferença dos cinco meses, de maio a setembro, será paga, parceladamente, nos meses de outubro deste ano e de janeiro a abril do ano que vem, devido ao décimo terceiro salário, a ser pago em novembro e dezembro.

OPERAÇÃO PF
A Operação SOS da Polícia Federal revelou esta semana, que por trás da contratação de OSs para administração dos Hospitais de Campanha, pode estar um poderoso esquema de desvio público. Os contratos somados chegam a mais de R$ 1,2 bilhão. O Sindmepa vem se posicionando contra a forma pouco transparente como essas Organizações Sociais atuam no Estado. E com a ajuda de médicos, denuncia os atrasos de salários e a precarização da atividade, que fazem parte da rotina dos profissionais que prestam serviços para essas entidades. As OS investigadas na Operação SOS são Instituto Panamericano de Gestão, Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Birigui, Associação da Santa Casa de Misericórdia de Pacaembu e Instituto Nacional de Assistência Social.

SEM CRM
Médicos que atuaram no programa “Mais Médicos “, sem CRM, continuam trabalhando no hospital do município de São Domingos do Capim. O Sindmepa vai oficializar denúncia ao CFM e CRM para que tomem as medidas cabíveis, de acordo com medida judicial vigente. Vale lembrar que o Sindmepa não é contra a atuação de médicos estrangeiros no País, desde que revalidem seus diplomas. Inclusive, como já foi divulgado neste espaço e nas nossas mídias, temos nos mobilizado junto às Universidades no Pará para que estas realizem, em Belém, provas para o Revalida.

LIVE
A próxima Quarta Musical do Sindmepa será com os irmãos Adriana e Humberto Azulay. O duo iniciou a parceria em 2011 com o objetivo de divulgar a obra de quatro mãos ou dois pianos. Mas há dois anos o duo se apresenta com piano e escaleta, um instrumento de teclado e sopro. A live musical será transmitida nesta quarta, 07, no perfil da pianista, @adrianaazulay, no Instagram, às 19h30.