Sindmepa Informa – 18.10.2020

DESCASO
Mais uma vez, precisamos usar este espaço para registar uma situação que, infelizmente, se tornou rotina: o atraso nos pagamentos dos médicos de hospitais regionais. Desta vez, as vítimas são os profissionais que atuam no hospital regional de Capanema. Desde julho, eles não recebem pagamentos. Além de desrespeito com os médicos, os atrasos revelam o descaso com a saúde pública.

ELEIÇÕES
O Sindmepa enviou, na semana passada, correspondência aos 12 candidatos que disputam a Prefeitura de Belém. O documento apresenta um panorama sobre a atual situação da saúde na capital paraense e faz uma série de questionamentos a respeito das propostas dos que pretendem ocupar o comando do Executivo Municipal. A intenção é que o material apresentado pelo Sindicato ajude no aperfeiçoamento dos programas para a área da saúde, apontada em toda as pesquisas como uma das três maiores preocupações dos eleitores.

HOMENAGEM
A semana que passou foi de festa para os médicos e para o nosso sindicato que completou 39 anos. Tivemos a reabertura do Cineteatro, a volta de apresentações presenciais dentro do projeto Quartas Musicais e homenagens aos médicos, por meio de vídeos com poesias e crônicas gravados por nossos associados. Aproveitamos para reiterar, neste espaço, nossas homenagens a todos aqueles que se doam ao exercício da medicina e, em especial, a todos os nossos associados.

FIOCRUZ
O Sindmepa encaminhou aos hospitais regionais, públicos e privados do estado o questionário da pesquisa desenvolvida pela Fiocruz, “Condições de Trabalho dos Profissionais de Saúde no Contexto da COVID-19 no Brasil”, pedindo para que as instituições divulguem e estimulem médicos e demais profissionais de saúde a participarem do levantamento. A pesquisa está em sua 3° fase e a participação do maior número possível de profissionais de saúde é fundamental para que o resultado seja o mais fiel possível à realidade. Para responder ao questionário, acesse: http://bit.ly/PesquisaFiocruz

CINEMA
Com a reabertura do Cinetetatro do Sindmepa, a sessão desta terça, 20, retoma de onde parou em março e exibe o filme “I como Icaro”, de 1979. O longa é dirigido por Henri Verneuil, e conta a história de um assassinato que incriminou Karl Eric Daslow, um louco que teria agido sozinho. Porém o procurador Henri Volney (Yves Montand) começa a investigar o caso e percebe que o crime foi uma conspiração muito bem tramada. A sessão tem início às 19h, com entrada franca. Não perca!

QUARTAS MUSICAIS
A próxima Quarta Musical do Sindmepa será transmitida diretamente de Tocantinópolis, com o show do músico Marcus Bonilla. Em sua primeira apresentação via live nas redes sociais, o violonista interpretará obras de seus dois álbuns, “Dedilhando o Brasil” e “Caminhante do céu vermelho”, com canções totalmente autorais. O show será transmitido nesta quarta, 21, às 19h30, no perfil do músico, @marcus.bonilla, no Instagram.