qui

mar 28, 2024

Sindmepa Informa – 25.10.2020

DESCASO
O Sindicato dos Médicos enviou, no último dia 21, ofício ao secretário de Saúde do Estado, Rômulo Rodovalho Gomes, pedindo informações e providência sobre a falta de pagamento para médicos que atuaram no hospital de campanha de Marabá, sudeste do Pará. A unidade é administrada pela Organização Social Instituto Nacional de Assistência Integral. Os pagamentos não vêm sendo feitos deste agosto e, nenhuma explicação é dada aos profissionais. Um completo desrespeito e descaso com a saúde nestes tristes tempos de pandemia.

REVALIDA
A Uepa prorrogou até o dia 30 deste mês as inscrições para o processo de revalidação médica. Em setembro o Sindmepa enviou ofício à Uepa, devido à previsão de 100 vagas para concorrer ao exame e solicitou a ampliação da demanda, visto que existem cerca de 500 médicos à espera do Revalida, muitos deles desde o desligamento do programa “Mais médicos”. No edital, a instituição divulgou que serão ofertadas 150 vagas aos profissionais que necessitam revalidar seus diplomas obtidos no exterior. O exame será realizado em quatro fases, seguindo todas as medidas de segurança e prevenção ao novo coronavírus. O Sindmepa considera uma vitória o atendimento dessa nossa demanda especialmente porque houve o aumento de vagas.

CINEMA
Nesta terça, 27, o cineteatro exibe o filme “Santa Joana” (1957), de Otto Preminger. O longa retrata a história da comandante francesa, Joana D’Arc. Em 1429, a camponesa de 17 anos comandou um batalhão do exército durante a Guerra dos Cem Anos. A sessão tem início às 19h, com entrada franca. E na quarta-feira, é dia de live. A atração desta semana, é a cantora e compositora, Marcelle Almeida. Natural de Santarém, Marcelle tem seu repertório no samba e música popular brasileira. Durante a live a musicista será acompanhada pelo pianista, Andreson Dourado. A transmissão do show será feita pelo perfil da cantora, @marcellealmeidavoz, no Instagram.

PESQUISA
Parceiro do Centro de Estudos Estratégicos (Fiocruz) na realização de pesquisa sobre as condições de trabalho dos profissionais de saúde durante a Covid-19, o Sindmepa tem feito ampla campanha para incentivar os médicos a responderem. Para isso, tem enviado ofício para os grandes hospitais pedindo que estes auxiliem na coleta de dados junto às suas equipes. Entre os hospitais, está a Santa Casa, de onde os pesquisadores ainda aguardam dados. O material será essencial para entender em que contexto os profissionais atuaram durante a pandemia e pode ajudar definição de protocolos que garantam condições de trabalho mais seguras.

TELEMEDICINA
O anúncio de programas de telemedicina para atendimento à população de áreas mais distantes do Estado tem deixado o Sindmepa em alerta. Nossa avaliação é de que o uso de novas tecnologias na área da saúde é inevitável, como não poderia deixar ser. Contudo, é preciso cautela, uma vez que, nem todo atendimento médico pode ser feito à distância. Uma consulta ginecológica ou obstétrica, por exemplo, dificilmente pode ser feita à distância em nossa realidade tecnológica.