Candidato do Cidadania responde ao Sindmepa e diz que vai priorizar a Atenção Primária em saúde

“A ampliação da cobertura e qualificação da Atenção Primária em Saúde deve ser uma das principais marcas do governo na saúde, sem evidentemente, descuidar dos demais níveis de atenção”. Esta foi uma das propostas enviadas ao Sindmepa pelo candidato a prefeito de Belém, Thiago Araújo (Cidadania) em resposta à provocação do Sindicato sobre a sua plataforma para o setor.

Ele também garante na resposta enviada ao Sindmepa que vai se impor “o desafio de implantar e implementar o Plano de Carreira para a Atenção Primária, respeitando as limitações financeiras existentes na saúde, atualmente”. O Plano de Carreira é uma antiga reivindicação da categoria, tanto no âmbito municipal quanto estadual e federal.

Com relação à contratação de Organizações Sociais, o candidato do Cidadania acredita que, com “fiscalização rigorosa” essa forma de gestão “pode oferecer serviços de qualidade à população” e ressalta que “defendemos e nos comprometemos em respeitar os direitos de todos os trabalhadores de saúde a serem contratados por Organizações Sociais que trabalhem para o município”, o que tem sido uma bandeira de luta do Sindmepa.

Araújo também aposta no uso da inteligência artificial para melhorar a gestão da saúde em Belém: “A Inteligência Artificial amplia o acesso à informação e a transparência administrativa. Reduz a necessidade de deslocamentos e facilita o acesso do cidadão aos serviços de saúde”.

O Sindmepa enviou, no início de outubro, perguntas sobre as propostas ao setor saúde para todos os candidatos a prefeito de Belém nas eleições deste ano. Até agora, só o candidato do Cidadania respondeu ao questionário enviado. O candidato do PSTU, Cleber Rabelo, enviou resposta sugerindo uma conversa com a entidade para “dialogar sobre o programa, bem como ouvir as demandas da categoria”. O Sindmepa se propõe a marcar reuniões virtuais com os candidatos interessados antes do pleito do dia 15.

Para saber as propostas do candidato Thiago Araújo para a saúde na íntegra, clique: https://bit.ly/2I3DDJS