Dia nacional do doador de sangue é celebrado nesta quarta-feira

Hoje é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue, data criada com objetivo de se agradecer aos doadores pelo ato de solidariedade e sensibilizar a população sobre a importância deste gesto de amor ao próximo. Nestes meses de pandemia de covid-19, os hemocentros de todo o país passaram por dificuldades para manter seus estoques. Neste dia, além de agradecer aos voluntários, o Sindmepa reforça a importância de ser um doador.

Juciara Farias, gerente de captação de doadores do Hemopa, conta que apesar das dificuldades impostas pela pandemia os hemocentros continuam trabalhando no sentido de elevar o tema da doação de sangue, pois existem pacientes oncológicos e aqueles que sofrem algum tipo de acidente que dependem das doações.

“Esse mês de novembro foi um mês que a gente procurou estimular muito esse voluntariado através das caravanas. E é claro, a gente sabe que todo dia tem que se comemorar o doador de sangue, mas dia 25, como é o seu dia, a gente faz aquele convite especial para aquele doador que fez só uma doação esse ano e ainda não teve um tempinho para retornar e fazer a próxima, vamos aproveitar o dia 25 que é um dia de celebrar e agradecer”, disse Juciara Farias.

O Hemopa reforça que está atendendo todos os protocolos necessários no combate à covid-19. Porém, é importante frisar que voluntários que contraíram covid só podem doar sangue após 30 dias, já aqueles que mantiveram contato com alguém infectado, somente depois de 14 dias.

“Se você estiver gripado, febril ou com dor no corpo, fique em casa. Só vá ao Hemopa se estiver bem de saúde, venha com a sua máscara e traga mais alguém para esse gesto”, ressalta Juciara.

Para ser um doador de sangue é preciso ter de 16 a 69 anos, menores de 18 anos devem comparecer acompanhados do responsável, estar bem de saúde e pesar mais de 50kg. Não esqueça de levar um documento de identificação com foto para a doação de sangue. São aceitos carteira de identidade, carteira de habilitação, passaporte, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira profissional ou carteira de doador.