abr 19, 2024

abr 19, 2024

Médicos sabatinam candidato sobre propostas para área da saúde

O candidato do Cidadania à prefeitura de Belém, Thiago Araújo, 28 anos, participou nesta terça-feira (10) da reunião virtual da diretoria colegiada do Sindmepa. Ele falou sobre as propostas de sua campanha para a saúde no município de Belém e respondeu a várias questões formuladas por membros da diretoria.

SALÁRIOS CONGELADOS

Desde 2015 que o salário base do funcionalismo público municipal está congelado abaixo do salário mínimo, no valor de R$ 827,00, prejudicando não só a remuneração praticada como cálculos de aposentadoria, disseram os diretores Wilson Machado e Emanoel Resque, ao questionar sobre a política do candidato em relação ao congelamento do salário base do servidor.

O diretor João Gouveia perguntou sobre a realização de concurso público e a posição de Thiago Araújo em relação ao Plano de Cargos e Carreira dos servidores do setor.

Thiago Araújo respondeu a questões que preocupam a categoria

Ressaltando sua preocupação com a “fragilidade orçamentária” do município, Thiago disse que tem total interesse em buscar o diálogo com os setores da saúde pública, visando salários mais dignos, mas sem comprometer o futuro da cidade. Segundo ele, o orçamento do município está em torno de R$ 2,8 bilhões, o que representa um orçamento per capita/mês de R$ 150.

TERCEIRIZAÇÃO

Questionado sobre a terceirização da saúde, disse que “não tem grandes interesses em terceirizar”, mas que pretende estabelecer um sistema de controle mais rigoroso com as empresas prestadoras de serviço para cobrar resultados mais eficazes.

DIÁLOGO

Sobre a relação com o movimento sindical, se comprometeu em manter “um diálogo constante com o sindicato”. Ele ressaltou que entende que “não vamos resolver da noite para o dia todos os problemas da cidade”, mas acredita que, com diálogo, a gestão pode avançar em várias áreas problemáticas.

MATERNO-INFANTIL

Thiago Araújo disse ainda que vai implementar o hospital materno-infantil em Belém, aproveitando as instalações do Hospital Dom Vicente Zico, que já pertence ao município, e buscando parcerias, especialmente com o governo federal. Sobre suas propostas para a saúde do idoso, solicitada pela diretora Leucy Paz, disse que está em seus planos a construção de um centro de acolhimento “idoso-produtivo”, um projeto que iria associar ações de saúde com qualidade de vida para o idoso.

O candidato participou da reunião acompanhado do economista Eduardo Costa, ex-presidente da Fapespa, que ressaltou a importância do relacionamento com o Sindmepa para a identificação de gargalos e o diagnóstico da área da saúde em Belém e no Pará.

Waldir Cardoso: vamos cobrar os compromissos assumidos

O diretor Waldir Cardoso, que abriu a reunião, elogiou o programa de governo do candidato para a saúde, mas disse que o Sindmepa estará atento para cobrar do candidato os compromissos assumidos.

ATENÇÃO BÁSICA

Thiago ainda frisou que quer deixar como marca de seu governo na saúde a priorização à Atenção Básica, dobrando a cobertura da Atenção primária em saúde em Belém. Hoje a Estratégia Saúde da Família situa-se entre 47% a 50% e a ideia é chegar a 80% em 4 anos.

“Já me sinto um vitorioso, porque fiz uma campanha bonita, uma campanha limpa”, resumiu o candidato, que aparece em 3º lugar nas pesquisas de intenção de voto, atrás do candidato do PSOL, o ex-prefeito Edmilson Rodrigues; e o candidato do PMDB, José Priante.