Mobilização consegue que Universidades alterem data da prova de Residência

Atendendo a pedido de candidatos aos processos seletivos para os programas de Residência Médica, o Sindmepa entrou em contato com a Universidade Federal do Pará e a Universidade do Estado do Pará, para intermediar a alteração nas datas das provas que seriam realizadas coincidentemente no dia 10 de janeiro de 2021, com diferença apenas de horário. Após a intermediação do Sindmepa, as universidades decidiram alterar as datas das provas, a fim de garantir o melhor desempenho intelectual dos participantes.

De acordo com o documento, as instituições consideraram os prazos para finalização do processo de seleção e matrícula dos programas de residência médica e multiprofissional, assim como também foi ressaltado que a pandemia de Covid-19 alterou as datas do Enem para 17 e 24 de janeiro.

“A pró-reitoria de pós-graduação da UFPA, o Reitor da UEPA através da Comissão do Processo Seletivo Unificado dos Programas de Residência Médica (PRM) do Estado do Pará resolveram alterar a data da prova objetiva dos referidos concursos a saber”, comunica a nota.

Com a alteração, a prova objetiva do processo coordenado pela UEPA será realizada no dia 12 de janeiro de 2021, às 8h. Já a prova objetiva dos editais de Residência Médica e Multiprofissionais da UFPA, será realizada no dia 13 de janeiro de 2021, às 14h.

“Quero destacar a boa vontade do Reitor da UEPA, Professor Rubens Cardoso, da Professora Dra. Regina Carneiro, coordenadora da Comissão de Residência Médica da Uepa, e do Professor Dr. Pedro Paulo Freire Piani, coordenador do processo de seleção da UFPa, todos tiveram sensibilidade e espírito público e acolheram a solicitação dos médicos. O Sindmepa só tem a agradecer”, disse o diretor do Sindmepa, Waldir Cardoso.

Sobre as vagas:

A seleção da UFPA destina-se ao preenchimento de vagas nos Programas de Residência Médica desenvolvidos no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) e no Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), ambos localizados em Belém. Um total de 62 vagas em concurso.

O processo seletivo da Uepa destina-se a vagas nos hospitais Ophir Loyola (HOL), Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV), Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA), Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) e Hospital do Pronto Socorro Mário Pinotti – HPSMMP. Um total de 188 vagas.

Leia a Nota conjunta na íntegra aqui