mar 29, 2024

mar 29, 2024

Novembro Azul alerta homens sobre prevenção ao câncer

O câncer de pênis e o câncer de próstata são as doenças que mais acometem os homens e por isso são o foco da campanha Novembro Azul, realizada em todo o país este mês. Segundo o Instituto Lado a Lado pela Vida, cerca de 1.600 brasileiros tem o pênis amputado anualmente devido ao câncer, sendo a principal causa, a má higiene íntima. Já o câncer de próstata é o mais comum entre os homens brasileiros, ficando atrás somente do câncer de pele.

O diagnóstico precoce é a forma mais eficaz de evitar que essas doenças se agravem. Porém a falta de informação, o preconceito e a vergonha são alguns dos motivos que afastam os homens de exames simples e indolores. Segundo o LAL, anualmente o Brasil registra cerca de 68 mil novos casos e em torno de 15 mil mortes causadas pelo câncer de próstata. Com o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, o índice de cura chega até 90%.

A higiene adequada das partes íntimas também pode evitar que doenças como o câncer de pênis se manifestem. A limpeza do órgão genital durante o banho deve ser um hábito seguido à risca, pois impede o acúmulo de esmegma, secreção alojada na pele.

Em Belém, a Sespa realizará até o dia 30 deste mês, ações na Policlínica Metropolitana, para atender homens com mais de 30 anos mediante agendamento pelas Secretarias Municipais de Saúde e também por telefone. Serão oferecidas consultas em clínica médica, exames laboratoriais e procedimentos como Raio-x de tórax e eletrocardiogramas. Com objetivo de identificar indícios de câncer de próstata, estômago, colón e reto, apontados como os mais prevalentes na população masculina do Pará. O Sindmepa apoia a campanha, com destaque em suas mídias e redes sociais.

Sintomas de alerta:

• Dificuldade de urinar
• Diminuição do jato de urina
• Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite
• Sangue na urina

Com informações de Instituto Lada a Lado pela Vida e Sespa