qui

abr 18, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

abr 18, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Pesquisa aponta fibrose pulmonar como sequela comum da covid 19

Professores da Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) realizaram estudo que constatou que pacientes que morreram em decorrência do novo coronavírus desenvolveram fibrose nos pulmões. Segundo o estudo, os pacientes que se recuperarem e sobreviverem à covid-19 provavelmente vão ter a sequela pulmonar.

Os pesquisadores compararam seis amostras pulmonares de pacientes vítimas de covid-19 severa, com dez fragmentos de pulmões de indivíduos infectados pelo vírus H1N1pdm09, responsável pela pandemia de gripe suína em 2009, e 11 amostras de pacientes que morreram por problemas cardíacos ou oncológico e não tiveram lesão pulmonar como causa da morte.

Os professores identificaram que na covid houve mais fibrose. Isso porque a lesão pulmonar por covid é mais afeita a fazer fibrose. Outro motivo é que a doença provocada pelo vírus é mais longa. No H1N1, em três dias o paciente ia a óbito ou começava a recuperar o pulmão. Já na covid, os pacientes ficam 30 dias na UTI.

Segundo informações da Escola de Medicina da PUCPR, a fibrose torna os tecidos espessos e rígidos, limitando a capacidade respiratória dos pulmões, uma vez que a condição dificulta a absorção e transferência de oxigênio para a corrente sanguínea. Os pesquisadores definiram três ou quatro moléculas chave que estão envolvidas com a fibrose, para poder sugerir um meio de bloqueio.

O resultado do estudo foi publicado na revista Scientific Report, considerada uma das principais publicações científicas do mundo. Agora, o estudo terá continuidade com 25 pacientes que morreram de covid-19, com a permissão das famílias para a biópsia. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).

Com informações de Agência Brasil

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que