Sindmepa Informa – 08.11.2020

CONSELHO
Dirigentes da Federação Médica Brasileira – FMB participaram, nos dias 5 e 6 últimos, no Sindicato dos Médicos de Campinas e Região – Sindimed, em São Paulo, de mais uma reunião do Conselho Deliberativo da entidade. A reunião foi para alinhar médicos e sindicatos e definir novas ações, seguindo todos os protocolos de segurança exigidos no combate ao novo coronavírus.
JULGAMENTOS
Por conta da nova onda de aumento de casos de covid-19 em Belém, o CRM suspendeu os julgamentos de médicos que seriam realizados presencialmente, mantendo a última sessão presencial na sexta-feira passada. Os julgamentos vão continuar de forma virtual.
LIVE
O grupo Zimbado, com Rafael Guerreiro, Dangle Freitas e Daniel Pinheiro, promove live na próxima quarta-feira, 11. O trio mistura vários instrumentos numa fusão de ritmos paraenses, blues e jazz, em obras autorais e brasileiras. O show, que faz parte do projeto Quartas Musicais, será realizado no Cineteatro do Sindmepa, às 19h30, porém sem público, devido ao aumento dos casos da covid-19. A transmissão será feita no perfil de Rafael Guerreiro no Instagram, @rfael_guerreiro.
MÉDICOS SEM CRM
Em Abaetetuba, denúncias dão conta de que médicos sem CRM estão atendendo pacientes em várias unidades de saúde. Entre os locais de atendimento irregular estão a UPA, UBS do Osvaldo Ribeiro (mutirão), UBS Heraldo Pantoja, UBS Francilândia e CAPS II. Vamos encaminhar o caso ao CRM, para providências, considerando a ação judicial ganha pelo CFM que proíbe a atuação dos médicos sem Revalida.
RESPOSTA THIAGO
Priorizar a Atenção Básica, garantir o Plano de carreira para a atenção primária e implementar a inteligência artificial para facilitar atendimentos são algumas das propostas destacadas pelo candidato do Cidadania a prefeito de Belém, Thiago Araújo, na área da saúde. Ele foi o primeiro (e único até agora) a responder ao questionário enviado pelo Sindmepa aos candidatos solicitando suas propostas para a área. Os candidatos que desejarem podem marcar reuniões virtuais com a diretoria, desde que, antecipadamente, respondam ao questionário enviado.
NOVEMBRO AZUL
Todos os anos, cerca de 1.600 brasileiros têm o pênis amputado por causa do câncer de pênis. A principal causa é a má higiene íntima. Para conscientizar os homens sobre hábitos adequados de higiene e ajudar a erradicar o câncer de pênis do Brasil, o Instituto Lado a Lado pela Vida lançou o perfil @laveoditocujo, no Instagram, uma ação da campanha Novembro Azul. Entre no perfil e saiba mais sobre a campanha.
SEM PAGAMENTOS
Médicos de Capanema denunciam a falta de pagamento dos plantões realizados no último mês de julho no Hospital Regional dos Caetés, referentes à UTI e enfermaria Covid. A OS que gerencia o hospital alega que não foi repassado o abono extra para pagamento do valor diferenciado dos plantões durante a pandemia, mas as informações são de que não pagaram nem sequer o valor base. Não há previsão de pagamento e os médicos ameaçam entregar as escalas se não receberam até o próximo dia 15. Vamos denunciar ao Ministério Público do Trabalho e buscar um posicionamento da OS e do governo do Estado sobre o assunto.