Sindmepa Informa – 15.11.2020

DENÚNCIAS COVID
O Sindmepa enviou ofícios ao Ministério Público Federal, ao CRM e ao CFM solicitando que apurem denúncias de que médicos sem CRM continuam atendendo pacientes de Covid no Hospital de Campanha instalado em Belém. As prescrições seriam assinadas por outros médicos, que não examinam os pacientes. Pedimos que os órgãos competentes fiscalizem tais denúncias que são extremamente graves e, se comprovadas, comprometem o atendimento da Covid 19 em Belém, podendo prejudicar centenas de pessoas.

COMPROMISSOS
O candidato do Cidadania à prefeitura de Belém, Thiago Araújo, 28 anos, participou na última terça-feira (10) da reunião virtual da diretoria colegiada do Sindmepa. Falou sobre suas propostas para a saúde no município e respondeu a várias questões formuladas por membros da diretoria. Único a responder ao questionário enviado pelo Sindmepa, Thiago garantiu prioridade à Atenção Primária e à construção de um hospital materno-infantil. Disse que vai também manter diálogo constante com o movimento sindical e prometeu estudar o valor do salário base dos médicos, hoje fixado abaixo do salário mínimo.

MESMO DIA
Candidatos aos processos seletivos para os programas de Residência Médica da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade do Estado do Pará (Uepa) estão preocupados com a coincidência de datas da prova objetiva de ambas as instituições. A prova, com 100 questões cada, tanto da Uepa quanto da UFPA, está marcada para o dia 10 de janeiro de 2021, apenas com a diferença de horário. O Sindmepa está em contato com UEPA e UFPA, intermediando entendimento que permita a não coincidência das datas.

REVALIDA
Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apontam que mais de 16,5 mil pessoas se inscreveram ao Revalida 2020. A quantidade de médicos inscritos representa 114% a mais do que o registrado na última edição, em 2017. A prova está marcada para o dia 6 de dezembro e será aplicada em 13 capitais, incluindo Belém e o Distrito Federal.

RITMOS BRASILEIROS
Gabriella Dias, atuante no cenário cultural manauara desde 2018, faz a live do Sindmepa desta quarta-feira, 18. No repertório, referências da variedade dos ritmos brasileiros como ijexá, samba e baião. A cantora opta por uma interpretação que valoriza seu timbre doce em músicas já conhecidas e também de novos compositores. A live vai ser transmitida pelo instagram da cantora @gabrielladias. Vale a pena conferir.

ELEIÇÕES
Neste domingo, o Sindmepa deseja um dia tranquilo de eleições para todos. Que possamos exercer o direito de voto com respeito e maturidade, observando as orientações sanitárias para evitar contágio pela Covid-19. Respeitar os horários definidos de votação para os que têm acima de 60 anos, das 7 às 10 horas da manhã, o uso de máscaras, o distanciamento social de, no mínimo, um metro, o uso do álcool em gel, além de levar a própria caneta para assinar o caderno de votação, são medidas necessárias que podem evitar aumento do número de casos por conta das eleições e ainda mais óbitos. Boa eleição a todos.