Sindmepa Informa – 22.11.2020

RESIDÊNCIA
Mais uma vitória da mobilização do Sindmepa, desta vez em favor de médicos recém-formados que vão fazer prova de residência médica. Atendendo a pedido de candidatos aos processos seletivos para os programas de residência, o Sindmepa intercedeu junto às universidades Federal e Estadual do Pará para que a data das provas fosse alterada, visto que estavam marcadas para o mesmo dia, o que seria prejudicial ao desempenho dos candidatos. Esta semana, ambas as instituições nos responderam anunciando atendimento do pleito. Nossos agradecimentos públicos, em nome do Sindmepa e dos residentes.

QUADRILHA
Médico que trabalhou no Marajó denuncia ao Sindmepa a existência de uma “quadrilha” enganando pacientes. Segundo ele, são médicos sem revalida, que deveriam atender apenas em postos de saúde pelo Mais Médicos, que estão atuando em clínicas particulares, usando receitas do SUS, guias do SUS e prescrevendo ressonância quântica para os pacientes. Pessoas que não têm o que comer obrigados a gastar R$ 350 reais em um exame sem valor algum. Vamos encaminhar a denúncia para apuração pelos órgãos competentes.

COMPROMISSO
O Sindicato dos Médicos do Pará enviou, na semana passada, aos candidatos que disputam o segundo turno das eleições para a prefeitura de Belém, novo questionamento sobre as propostas deles para a área de saúde, especialmente a saúde básica. A expectativa é de que Edmilson Rodrigues (PSOL) e Everaldo Eguchi (Patriota) expliquem, em detalhes, quais os compromissos que vão assumir em relação ao tema. O próximo passo da entidade é convidar os candidatos a exporem as propostas durante reunião da diretoria. O sindicato acredita que o momento é de exigir compromisso com a pauta da saúde para que, após a eleição, os cidadãos saibam o que devem cobrar do novo gestor.

ESCOLAS MÉDICAS
Levantamento feito pelo CFM aponta que 84% das instituições que oferecem vagas para o curso de medicina no Brasil estão em municípios com déficit de pelo menos um dos três parâmetros considerados ideais para o funcionamento do curso. Das 163 escolas médicas abertas entre 2011 e 2019, 65 estão em municípios que não cumprem nenhum dos requisitos mínimos. Apenas nove instituições estão em locais que conseguem atender a todos os parâmetros para o funcionamento, o que é altamente preocupante.

NOVEMBRO ROXO
A campanha Novembro Roxo, uma das que estão em andamento este mês, pretende alertar para os riscos da prematuridade dos nascimentos de bebês. Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 15 milhões de crianças todos os anos nascem prematuras em todo o mundo. Procurar o médico e iniciar o pré-natal logo nas primeiras semanas é uma das principais formas de prevenção ao parto prematuro. Manter uma alimentação saudável e fazer atividade física também são ações que contribuem para uma boa gestação.

DUPLA
A cantora Ana Clara e o músico Lucas Padilha, o Meio Amargo, compartilham trajetórias e referências musicais em live na próxima quarta. A dupla vem realizando parcerias desde 2015, com composições próprias e conjuntas que serão interpretadas neste show. A live para as Quartas Musicais do Sindmepa será transmitida ao vivo pelo perfil do sindicato no Facebook, @Sindmepa, às 19h30. Não perca.