mar 29, 2024

mar 29, 2024

Sobe o número de amputações por diabetes. Saiba como se prevenir

Dados do Ministério da Saúde mostram que entre janeiro e agosto deste ano foram feitas 10.546 amputações de membros inferiores, devido a complicações do diabetes, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Houve um aumento de 5,26% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram realizadas 10.019 amputações em decorrência da doença.

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) alerta que o principal motivo das amputações é a falta de prevenção à doença. Por isso, o paciente precisa ficar atento a qualquer sinal nos pés, como frieiras, bolhas, ferimentos e calos. Em 85% dos casos, o problema aparece como uma ulceração que pode ser tratada. O diabetes causa ainda a perda da sensibilidade, e os ferimentos podem evoluir para o chamado pé diabético, chegando aos casos mais graves de gangrena que necessitam de amputação.

Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia ao organismo. Com isso, podem ocorrer altas taxas de glicose no sangue que levam o paciente a complicações cardíacas, nas artérias, olhos, rins e nervos, podendo até ser fatal. Segundo a SBD, atualmente o Brasil soma mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença. O tratamento e acompanhamento do diabetes é oferecido gratuitamente pela atenção básica do SUS.

Sintomas, prevenção e cuidados:

• Sintomas: fome e sede excessiva, vontade de urinar várias vezes ao dia;
  • Diabetes tipo 1: pode ocorrer também perda de peso, fraqueza, fadiga, mudanças de humor, náusea e vômito.
  • No tipo 2: formigamento nos pés e mãos, infecções na bexiga, rins, pele e infecções de pele, feridas que demoram para cicatrizar e visão embaçada.
  • Prevenção: prática de hábitos saudáveis, comer diariamente verduras, legumes e frutas; reduzir o consumo de sal, açúcar e gorduras; parar de fumar; praticar exercícios físicos regularmente e manter o peso controlado.
  • Cuidados: secar os pés com cuidado após o banho, manter a pele hidratada, utilizar meias de algodão e sapatos fechados.

Com informações de Agência Brasil