seg

dez 4, 2023

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

seg

dez 4, 2023

Afiliado a:

Espaço Médio

A importância do registro de especialidades médicas nos tempos atuais

A qualificação médica tem gerado muita polêmica no meio médico e entre pacientes. Ainda se faz muita confusão em relação à qualificação de profissional médico, especialmente quando se trata de especialidade médico. O Conselho Federal de Medicina é quem define a relação de especialidades e subespecialidades, que permitem ao médico aprovado e habilitado o registro regular para o exercício da atividade especial. Sendo assim, cursos de pós-graduação não são considerados como especialização. A especialidade médica é resultado da realização de residência médica reconhecida pelo Ministério da Educação ou certificação concedida pela Associação Médica Brasileira (AMB).

Os cursos de pós-graduação oferecem ao médico conhecimento sobre determinadas áreas da saúde, mas isso não o torna especialista. Pode ocorrer de pacientes se consultarem com um determinado médico, acreditando erroneamente que o mesmo seja especialista. Por isso o CFM alerta, o médico não pode se apresentar como especialista sem o RQE, Registro de Qualificação de Especialista.

O CFM determina no art. 4º de sua resolução nº 1634/2002 que “o médico só pode declarar vinculação com especialidade ou área de atuação quando for possuidor do título ou certificado a ele correspondente, devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina”. O próprio Código de Ética Médica reforça essa disposição em seu Art. 115, vedando ao médico “… Anunciar títulos científicos que não possa comprovar e especialidade ou área de atuação para a qual não esteja qualificado e registrado no Conselho Regional de Medicina.”.

Atualmente, inclusive os planos de saúde exigem a apresentação do RQE para definir o médico especialista. Cabe ao CFM rever a relação de especialidades e subespecialidades de tempos em tempos, logo esta atividade não pode ser realizada por conselhos regionais. Ainda segundo o Conselho Federal de Medicina, o Brasil tem quase 70% de seus médicos com especialidades.

Para verificar quais especialidades determinado médico possui, basta acessar o site do Conselho Federal de Medicina ou do Conselho Regional. Assim, o paciente terá a informação correta que contribuirá para a tomada de decisão de qual profissional escolher para cuidar de sua saúde.

Com informações de CFM

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que