sáb

maio 18, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

sáb

maio 18, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Aulas práticas de medicina da UFPA devem acontecer no ano que vem, garante diretor da Faculdade

O Sindmepa tem acompanhado com preocupação o problema da falta de aulas práticas para alunos do curso de medicina da UFPA. Em reunião realizada ontem com a organização do Diretório Acadêmico Bettina Ferro de Souza (DABFS), juntamente com o Movimento Livre Estudantil, entre alunos e a direção da faculdade, foi repassado aos estudantes que o processo prático não seria perdido, tendo, no ano que vem, um período apenas para a execução dessas práticas e regulamentação desse período em que os estudantes ficaram sem as aulas práticas.

“Apesar de não ser a melhor solução, atende parte das necessidades dos alunos e apresenta uma boa projeção. Contudo, tal medida ainda precisa ser amplamente discutida em conselho da faculdade de medicina e atender normativas vindas do instituto de ciências da saúde e do Conselho Superior Universitário para Ensino Pesquisa e Extensão – Consepe e documentos que garantam tais promessas”, afirma nota elaborada pelo Núcleo Acadêmico do Sindmepa.

“Nos preocupa o relato dos estudantes de falta de Equipamentos de Proteção Individual e falta de professores. Este problema não pode esperar e precisa ser resolvido imediatamente”, afirmou o diretor do Sindmepa, Waldir Cardoso.

Em conversa pelo celular, o diretor da Faculdade, Silvestre Savino, assegurou que no próximo ano todas as aulas práticas serão repostas. Disse que a UFPa está tomando as medidas dentro dos protocolos de segurança para garantir a saúde dos mais de 50.000 alunos da instituição. “O internato está tendo aula prática. Do 1º ao 4º ano estão liberados nos módulos de habilidades médicas e nestes, a atividade de práticas com pacientes está programada para a reposição no 1º semestre de 2021, com o novo calendário acadêmico, com a expectativa de melhora do cenário pandêmico”.

Silvestre informou que vai agendar reunião com a diretoria do Sindmepa na semana que vem para oferecer mais esclarecimentos sobre o tema. Na reunião também será discutida a solicitação de realização do Revalida pela UFPa.

“Dr. Silvestre nos informou que os órgãos superiores da UFPa estão ultimando a análise da situação da pandemia e, em breve, vão apresentar o calendário do próximo ano que, na prática, será composto de três semestres. O Sindmepa confia que tudo será feito de forma a garantir aos alunos os conteúdos e habilidades necessárias à boa formação médica”, afirmou Waldir Cardoso.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que