qui

dez 7, 2023

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

dez 7, 2023

Afiliado a:

Espaço Médio

Pará tem mais especialistas em Clínica Médica, aponta Demografia Médica 2020

Dos 9.212 médicos registrados com CRM do Pará, 724 são especialistas em Clínica Médica e 656 são pediatras. O estado tem 70 neurologistas e nenhum especialista em Medicina de Emergência. Os dados são da pesquisa “Demografia Médica no Brasil 2020”, realizada pelo Conselho Federal de Medicina em parceria com a Universidade de São Paulo. Ao todo, o estado contabiliza 52% especialistas e 48% médicos generalistas.

De acordo com a Demografia Médica, a razão de médicos por mil habitantes do Pará é de 1,7, o que representa a menor média de médicos para cada 1 mil habitantes do país. Entre as especialidades, além de clínicos, o estado tem maior número de Pediatras (656), Cirurgiões Gerais (602) e Ginecologistas e Obstetras (529). O levantamento mostra também que entre a população de médicos do estado, 54,8% são do sexo masculino e 45,2% do feminino.

No estudo é possível observar ainda os indicadores da capital do estado. Belém possui uma população com cerca de 1.492.745 pessoas, segundo o levantamento, a razão de médicos por 1 mil habitantes na capital é de 4,24, configurando a concentração nos grandes centros urbanos. Já a quantidade de médicos especialistas é de 56%, os médicos generalistas representam apenas 44%. Além disso, em Belém o número de registros médicos é 6.336, destes 51% são do sexo masculino e 49% do sexo feminino.

Entre as áreas com o menor número de médicos especialistas estão: Genética Médica (3), Medicina Física e Reabilitação (8), Medicina Nuclear (9), Cirurgia da Mão (11), Cirurgia de Cabeça e Pescoço (11), Medicina Esportiva (11), Cirurgia Torácica (12), Homeopatia (12) e Radioterapia (13).

É importante ressaltar que os cursos de pós-graduação oferecem ao médico conhecimento sobre determinadas áreas da saúde, mas isso não o torna especialista. A especialidade médica é resultado da realização de residência médica reconhecida pelo Ministério da Educação ou certificação concedida pela Associação Médica Brasileira (AMB).

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que